Durante o mês de Abril recebemos na escola umas senhoras que representam a Câmara Municipal de Benavente que nos convidou a participar no festival do arroz que terá lugar no mês de Maio, aceitámos o desafio e movemos recursos para descobrir como nasce este cereal tão comum nas terras da nossa lezíria. Nascia assim o nosso projeto « como nasce o arroz?»
Como sempre recorremos à nossa comunidade e a Milena convidou a Engenheira Sandra Catarino para vir à nossa sala falar da produção do arroz e ela trouxe proposta de fazermos uma experiência e cultivar o nosso próprio arroz...o resto foi aventura!!
Ouvimos a Sandra e ela explicou-nos que em portugal não se planta arroz, em vez disso o arroz é semeado. São poucos os países onde isso acontece, como o caso da China, o país dos pais da Marta e do André. Então por cá apenas se pode semear!!
A Sandra disse que o arroz gosta de terra, de água e de sol... e nós descobrimos durante esta experiência que....


Depois semeámos o nosso arroz, espalhámos as sementes no vaso...no campo o arroz pode ser semeado à mão ou com a ajuda de avionetas...
Depois de semeado, decidimos o local para deixar a nossa sementeira. A Sandra disse que o arroz gosta de sol, a Lara deu a ideia de colocar junto da janela, mas a Maria achou melhor levar para a horta, lá há mais sol que dentro da sala, e a Sandra achou essa ideia bem melhor!
Para que todos saibam o que está naquele vaso escrevemos uma etiqueta com a palavra ARROZ e lá fomos à horta deixar o vaso ao sol
A Sandra disse que devemos ter alguns cuidados com o nosso vaso de arroz:
- É preciso verificar o nível de água que deve ser de um dedo +ou-
- É preciso esperar cerca de uma semana para ver o arroz ganhar as suas pequenas raízes e que nessa altura devemos diminuir a quantidade de água
- E também nos explicou a função da água: serve de cobertor, arrefece as sementes durante o dia e aquece-as durante a noite!!!
Uma semana depois e lá fomos nós repor a água no vaso...
Depois fizemos o registo desta nossa experiência!
Lista de materiais...
Os elementos necessários ao crescimento das sementes...
O local escolhido para colocar o nosso vaso...na horta e aqui está a planta desse espaço!
Na sala iniciámos uma pesquisa de imagens sobre todo este processo no campo da Lezíria e aprendemos muito mais!!!
Aprendemos que o campo fica coberto de água...
Que muda de cor enquanto crescem as sementes, o campo começa por ficar verde escuro e depois fica castanho, sinal de que o arroz está pronto a colher!
Os tractores que trabalham no arroz são diferentes, têm rodas de metal para poder andar na água lamacenta do campo da Lezíria!
O arroz pode pode ser semeado à mão com com ajuda de avionetas
Com este projeto conhecemos uma nova profissão a de ceifeira e um novo instrumento de corte, a foice, é muito afiada e tem uma forma estranha que nunca tínhamos visto! As ceifeiras são ajudadas por tractores com reboques que colhem com elas o arroz!
E porque na agricultura não há desperdício descobrimos que a rama do arroz é colhida e transformada e palha que serve de cama e alimento aos animais da nossa terra, os cavalos e os toiros!
Sabemos que o arroz nasce com uma casca castanha que é descascado na fábrica e que aí se faz a separação e preparação para se poder vender o arroz nas lojas onde a mãe o compra!
Aprendemos muito com este projeto e tivemos a ideia de o «escrever» como forma de participação no festival do arroz, assim usámos a tábua de madeira deixada pelas funcionárias da câmara e realizámos um registo/resumo de tudo o que descobrimos!
Este trabalho estará na exposição do Arroz!!
Temos muito orgulho dele e também tivemos outra ideia...
Escrevemos convites à sala da Sandra e da Carla para lhes contar como nasce o arroz, será no dia 3 de Maio e vamos usar um vídeo com as imagens que retirámos da net e os nosso desenhos para que todos entendam como nasce o cereal mais produzido na nossa terra!
Querem saber mais?
depois mostramos o vídeo que fizemos, fica prometido!