O contato com os livros, a palavra dita, lida, Cantada, deve começar cedo. No entanto é preciso treinar a motricidade fina para conseguir manusear com sucesso e sem danificar o livro...Na nossa sala criámos o hospital dos livros...Uma atividade carregada de afetos.
Chamo o grupo e observamos o livro, tem um dói dói... Temos de tratar dele.
Usamos o reforço positivo, sem aplicar culpa a quem danificou o livro, um reforço positivo na medida em que torna real um problema que temos, TODOS, o dever de solucionar.
Num diálogo curto alguém refere "um penso ", corremos à caixa de primeiros socorros e levamos alguns pensos rápidos ...
Usamos a cola para unir as folhas rasgadas e cola quente para unir a capa e contra capa. Se está doente o nosso livro precisa de miminhos..
Alguém lhe faz festinhas, dá beijinhos... O livro torna-se ainda mais importante, o grupo PODE entender assim, como ele é precioso.
Já no final da atividade aplicamos o penso rápido, eu reforço " este já teve um dói dói, temos de ter ainda mais cuidado com ele".
Os livros voltam para a casinha dos livros e ao longo do dia vou observando um cuidado diferente para com o livro.
É certo que em breve teremos novos pacientes no hospital dos livros, mas também acredito que em breve o hospital não será mais necessário!
ed. MILENA BRANCO