Como é mágico o poder de absorção da criança, ela observa, e imita gestos e comportamentos aprendendo assim a dar significado ao mundo.
As canções rimadas, as histórias contadas e dançadas...os livros sempre foram uma presença importante na sala...![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcz6qjgahuMPVtGJFd-Vn3SGQ1Mdulb71UH03q7MzbOZUtQYQ4SnvI8NYWZVB-jXPgp9lU3XcuQy3q9l4cGfgVEI3ACqkVun6n98VhZ4CIaEchDh0DAWMlhGvFCb20Gyxc0gEg0SHEGAg/)
Já mudei vezes sem conta a área da Casinha dos livros, já criei o hospital dos livros...
sempre com o intuito de promover a linguagem, a palavra, o livro, a leitura, o respeito por este objeto, a importância de descobrir nele o mundo real...
As palavras, as cantigas e as histórias ajudam as crianças a identificar, expressar e perceber significados referentes à língua. É no falar e ouvir com prazer que a criança ganha gosto pela linguagem que incitará o desejo por ouvir, ver e ler livros, por isso nós, pais e educadores, somos elementos indispensáveis no processo de aquisição da linguagem.
Hoje num momento de exploração livre da sala deparei-me com esta visão ;
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUuo0P-N975dmAPwn7G7sTAFXgk6Ali-OBewgGe1eeu2dY2mCAf-7pd1VH2oI0_Kx3puMeBK_87oKa2YJS9iscc71PleLkK09iHvGb3MpCyMLkD5xF70r0hHeVQe1R7-uTzjgB4BnKGBw/)
E reflito sobre a organização deste espaço, a importância dos objectos de apoio, das almofadas, do tapete, da estante de livros... Reflito ainda a imagem da Maria, retirada da agitação do grupo, que observa atenta o livro, as ilustrações, folheia-o página a página sem pressa, como quem degusta uma obra literária... Reflito sobre a importância de ter bons livros, com boas ilustrações, de ter neles imagens que a criança pode ler e identificar, de forma autónoma, realizando a "leitura" sem o apoio direto do adulto
(...) É preciso, então, que ela tenha acesso a figuras simples e coloridas, de objetos conhecidos, que ela identifica mesmo sem saber o nome, apresentadas em paginas brilhantes, cores fortes e desenhos bem feitos. Por muito tempo ela desejará olhar aquelas figuras que falam dela e do seu mundo. E ela começa a gostar dos livros. (...). (SANDRONI & MACHADO, 1987, p.13).
É tão importante este objeto ;o livro... Como diria Luísa Ducla Soares, " não é mais que um brinquedo com letras", e que na nossa sala se brinque muito com e apartir dos livros.
(reflexão pessoal sobre uma ocorrência significativa da Maria durante o tempo de brincar, explorar e conhecer)
Ed. Milena
As canções rimadas, as histórias contadas e dançadas...os livros sempre foram uma presença importante na sala...
Já mudei vezes sem conta a área da Casinha dos livros, já criei o hospital dos livros...
sempre com o intuito de promover a linguagem, a palavra, o livro, a leitura, o respeito por este objeto, a importância de descobrir nele o mundo real...
As palavras, as cantigas e as histórias ajudam as crianças a identificar, expressar e perceber significados referentes à língua. É no falar e ouvir com prazer que a criança ganha gosto pela linguagem que incitará o desejo por ouvir, ver e ler livros, por isso nós, pais e educadores, somos elementos indispensáveis no processo de aquisição da linguagem.
Hoje num momento de exploração livre da sala deparei-me com esta visão ;
E reflito sobre a organização deste espaço, a importância dos objectos de apoio, das almofadas, do tapete, da estante de livros... Reflito ainda a imagem da Maria, retirada da agitação do grupo, que observa atenta o livro, as ilustrações, folheia-o página a página sem pressa, como quem degusta uma obra literária... Reflito sobre a importância de ter bons livros, com boas ilustrações, de ter neles imagens que a criança pode ler e identificar, de forma autónoma, realizando a "leitura" sem o apoio direto do adulto
(...) É preciso, então, que ela tenha acesso a figuras simples e coloridas, de objetos conhecidos, que ela identifica mesmo sem saber o nome, apresentadas em paginas brilhantes, cores fortes e desenhos bem feitos. Por muito tempo ela desejará olhar aquelas figuras que falam dela e do seu mundo. E ela começa a gostar dos livros. (...). (SANDRONI & MACHADO, 1987, p.13).
É tão importante este objeto ;o livro... Como diria Luísa Ducla Soares, " não é mais que um brinquedo com letras", e que na nossa sala se brinque muito com e apartir dos livros.
(reflexão pessoal sobre uma ocorrência significativa da Maria durante o tempo de brincar, explorar e conhecer)
Ed. Milena
SANDRONI, Laura Constância; Machado, Luiz Raul. (Org.). A criança e o livro: Guia prático de estímulo à leitura. 2 ed. São Paulo: Ática, 1987.