A forma como a criança pequena aprende a apreende o mundo envolve todos os seus sentidos, todo o seu corpo... Abordar assuntos tão abstratos como as festividades com crianças entre os 17 e os 24meses é um desafio que resolvi inverter... Desconstrui a lenda e fomos descobrir o São Martinho, o que veste, o que usa na cabeça? Anda a cavalo? Usa uma capa? Tem um amigo e gosta dele. Estes pontos mais concretos ajudam à compreensão da lenda respeitando o campo de leitura do mundo que cada um tem.
Assim foram preparadas uma série de propostas de atividades que as crianças, ao seu ritmo podem explorar....
Brincar ao faz de conta com adereços
Trouxe uma manta vermelha
Uma espada de esponja
Um capacete de soldado
Um cavalo de madeira que emite sons.
A proposta é simples cada um explora esses elementos e tenta descobrir para que servem. A manta foi levada para a casinha dos livros ( hà algum tempo que leio no grupo a vontade de ter uma manta neste espaço, gostam de se deitar e tapar para ver os livros, vou tratar disso depois do são Martinho) "óó" refere a Estela. Complico a situação e coloco a manta pelas costas como uma capa " frio", responde o Samuel...
O capacete todos o colocam na cabeça.
O grande sucesso foi o cavalo, todos aprendem a tocar no botão para ouvir o relinchar!! Andam a passo apertado pelo espaço da sala ( nestes dias a sala fica o mais ampla possível promovendo uma livre circulação).
A importância dos ficheiros de imagem
Dentro deste contexto apresento as imagens reais...apontam os elementos que estiveram a explorar. Digo o nome, cavalo - Martinho - capacete - capa - repetem e batemos palmas.
A poesia
Enquanto brincamos repito
" Vem lá o São Martinho a cavalo no cavalinho
O cavalinho é de ferro
A cavalo num martelo
O martelo é de sola
A cavalo numa bola "
O registo
Repito a lenga-lenga introduzindo o nome de cada criança " Aqui vem a Carolina no cavalinho..." coloco os adereços na criança e tiro uma fotografia ( um registo que usarei mais tarde na elaboração da oferta para as famílias, pela comemoração do Dia de São Martinho).
Há crianças que não querem usar os adereços ou parte deles, no dia seguinte volto a deixar os adereços e naturalmente eles voltam a explorar, nesse momento efetuo o registo em falta ( o fator tempo é importante na vivência do grupo, devemos planear diversos momentos para explorar estas atividades respeitando o ritmo de cada criança.)
A luz, as cores e a música
Numa outra proposta ( e tendo sempre disponíveis todos os outros recursos) trago o projetor ( o grupo lê bem a proposta e prepara-se para o jogo de luzes).
Na parede surge a nossa canção das folhas de Outono, com imagens reais projetadas, depois na janela o Ruca vai apanhar folhas de Outono, até que no teto surge, com imagens apenas a preto, o cavaleiro Martinho, no seu cavalo, de capa às costas para encontrar o seu amigo.
( o grupo procura um lugar para se deitar e assim visualizar a canção do livro " canta o galo gordo"). O grupo pede " Ruca" e repito o pequeno vídeo.
Sessão motora e de jogo simbólico
Durante esta atividade proponho vivênciar a viagem de Martinho, fazemos os gestos e os movimentos que as imagens projetadas nos sugerem.
A lembrança para as famílias e a vivência do dia de São Martinho
Assim se viveu a semana dedicada ao cavaleiro Martinho, a trote e a galope, a falar e a cantar, todos o conhecem, sabem o seu nome, o que veste, como se desloca e sabem que tem um amigo de quem gosta muito.
É preciso aprender a vida vivendo a vida!
Ed. Milena Branco
Assim foram preparadas uma série de propostas de atividades que as crianças, ao seu ritmo podem explorar....
Brincar ao faz de conta com adereços
Trouxe uma manta vermelha
Uma espada de esponja
Um capacete de soldado
Um cavalo de madeira que emite sons.
A proposta é simples cada um explora esses elementos e tenta descobrir para que servem. A manta foi levada para a casinha dos livros ( hà algum tempo que leio no grupo a vontade de ter uma manta neste espaço, gostam de se deitar e tapar para ver os livros, vou tratar disso depois do são Martinho) "óó" refere a Estela. Complico a situação e coloco a manta pelas costas como uma capa " frio", responde o Samuel...
O capacete todos o colocam na cabeça.
O grande sucesso foi o cavalo, todos aprendem a tocar no botão para ouvir o relinchar!! Andam a passo apertado pelo espaço da sala ( nestes dias a sala fica o mais ampla possível promovendo uma livre circulação).
A importância dos ficheiros de imagem
Dentro deste contexto apresento as imagens reais...apontam os elementos que estiveram a explorar. Digo o nome, cavalo - Martinho - capacete - capa - repetem e batemos palmas.
A poesia
Enquanto brincamos repito
" Vem lá o São Martinho a cavalo no cavalinho
O cavalinho é de ferro
A cavalo num martelo
O martelo é de sola
A cavalo numa bola "
O registo
Repito a lenga-lenga introduzindo o nome de cada criança " Aqui vem a Carolina no cavalinho..." coloco os adereços na criança e tiro uma fotografia ( um registo que usarei mais tarde na elaboração da oferta para as famílias, pela comemoração do Dia de São Martinho).
Há crianças que não querem usar os adereços ou parte deles, no dia seguinte volto a deixar os adereços e naturalmente eles voltam a explorar, nesse momento efetuo o registo em falta ( o fator tempo é importante na vivência do grupo, devemos planear diversos momentos para explorar estas atividades respeitando o ritmo de cada criança.)
A luz, as cores e a música
Numa outra proposta ( e tendo sempre disponíveis todos os outros recursos) trago o projetor ( o grupo lê bem a proposta e prepara-se para o jogo de luzes).
Na parede surge a nossa canção das folhas de Outono, com imagens reais projetadas, depois na janela o Ruca vai apanhar folhas de Outono, até que no teto surge, com imagens apenas a preto, o cavaleiro Martinho, no seu cavalo, de capa às costas para encontrar o seu amigo.
( o grupo procura um lugar para se deitar e assim visualizar a canção do livro " canta o galo gordo"). O grupo pede " Ruca" e repito o pequeno vídeo.
Sessão motora e de jogo simbólico
Durante esta atividade proponho vivênciar a viagem de Martinho, fazemos os gestos e os movimentos que as imagens projetadas nos sugerem.
A lembrança para as famílias e a vivência do dia de São Martinho
Assim se viveu a semana dedicada ao cavaleiro Martinho, a trote e a galope, a falar e a cantar, todos o conhecem, sabem o seu nome, o que veste, como se desloca e sabem que tem um amigo de quem gosta muito.
É preciso aprender a vida vivendo a vida!
Ed. Milena Branco