Recreio Sítio da Educação: Documentação Pedagógica com Ana Lopes e Sara Del Rio

 



Decorreu no passado fim de semana, nos dias 10 e 11 de novembro de 2018, o nosso recreio em parceria com as formadoras, Ana Lopes e Sara Del Rio.

Um sábado para nos libertar das nossa certezas, era o convite que nos chegava. 

Um grupo de educadores de infância ao redor da mesa para refletir a importância de observar, registar e de documentar para relançar, revisitar e tornar visível a forma de pensar e de aprender das crianças.
Saber como doxumentar, para quem, com quem documentar, foi o desafio desta sábado que foi curto demais para tantas perguntas geradoras!!

Do domingo, Sara Del Rio trouxe-nos a prática que nos permite entender e colocar a uso toda a teoria refletida no dia anterior.

Sempre atenta á estética da apresentação das nossas documentações Sara traz o convite a explorar diversas aplicações que permitem trabalhar de forma rápida e esteticamente organizada.

Então as educadoras tornaram-se investigadoras dos materiais e propostas organizadas de forma a conhecer esses materiais, as suas materialidades enquanto outras colegas observavam, registavam e documentavam esses momentos.
Somos um corpo que aprende e desbrava o mundo, assim somos desde crianças e devemos resgatar em nós o encantamento da descoberta.
Só um educador encantado poderá encantar o seu grupo de crianças!

Em breve teremos novos Recreios para podermos juntos refletir mais sobre esta pedagogia inspiradora e repleta de encantamento.