A Primavera tem sido a nossa fonte de inspiração!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhh6MJCLuIJeRtLx1Hl0de7u0byV1Cu6RcrD75TL4UD7IoeIViORCm3vXrCbo2bAWPMQplc3PHoZsCWC9ifd0cq1nSZhVta_QzA-dP_8mv8o0gH-v3PdnsAUnmqQWVqVsiiI1fLMHdGRpM/s200/M2.jpg)
Pintar esta Primavera foi o desafio que se colocou...
E de forma natural os exploradores desejavam registar as suas descobertas... tanto na sala como lá fora no recreio.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdNmZUPq5TM543u9OgDZWsjnzY8aQVTOTh5gTQeMV4QM3xeyI7xr8M_4SIE9QyhW1m0-FwW_HGjEz9HpvQUmxbBZ5pq07HBdIMgboDxZThOEqkCJgUHl4N4fEmjQ88jqk-RD5ES1fndCA/s200/M3.jpg)
Então explorámos as cores, as formas e as texturas da Primavera.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgB-Y7e_VLbzRsUY_P7hA-rwiuOEQ4Hg2a6OhneKIm-nOEDIQNPhPr2MmGmc7P-Any8HB8nD1j44Eook_KP2tvuMFqGIiKc8ns81o6w9jxuQeJToIUAMg7GSTncGVhcRUqRcahf3HEmPrQ/s200/20190408_105646.jpg)
Depois das tintas naturais feitas com a manipulação de especiarias coloridas, que nos despertaram os sentidos e os movimentos, resolvemos pintar com um material que já dominamos… o Barro!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkA_Ev_4mB7mi3B4_PR0wkfSH6s94_VN4Y5M_teKq_9V9NIEot0sdSTTURAXSs1cyQ_yXBjFX0xAfbu6nXfnh6L2s2lBfeCrR7SKtHPuEa0JleUHZyh_g7m6UUp-CZx3Aye5NseR6S8zs/s200/M5.jpg)
Depois de conhecer a materialidade do Barro, as crianças descobrem que este recurso pode ter cem utilidades diferentes. Ele serve para modelar, permite criar formas diversas que traduzem as ideias e os conceitos que elas vão criando do mundo. Rapidamente um pouco de barro pode transformar-se numa borboleta, num carro, ou até no Pai...
Então resolvemos pintar com este material!
Agora usam este material com agilidade e autonomia. Usam-no isoladamente ou de forma combinada com outros elementos…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhajZEKCMJzOJ169JgdOhb_i6aAA3vg_jSNHVczvgjPkvsdB7Zl6iIUyUCcxJPo6rixXAlQz0FJa_esxCT9OBKLsEhE5r1XcyAbAT0kUNfzF7EQKpO9JKqCfdidS2nhpqa3Kmlj6-5B8Uc/s200/20190516_104254.jpg)
Reconhecem-lhe a textura, antes e depois de adicionar água…
Reconhecem-lhe a cor castanha…
Reconhecem-lhe os efeitos colaterais que o seu uso lhes deixa nas mãos…
E sabem que o barro tem a capacidade de deixar marcas no papel se este estiver molhado…
E demoram-se nesta exploração…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjh8o_edGUsDboOjqHLsOjGEW1Iy_ioJymTeo2RvhPP9jCfyPcpNJco-EIWxfT9tbGBxuIfSMV-bfMfR9wtUpTbr97ALBKT_L_gUjpaTXC7artZ8RJNTvcTRULP6zt-cyCdcWhvFIMHIN4/s200/M9.jpg)
A criança observa o meio, descobre
na rua elementos naturais que lhe indicam que a estação do ano se alterou.
As flores nascem na nossa janela, os caracóis
andam no recreio, os morangueiros estão em flor, na estrada nascem papoilas
vermelhas….
A Primavera Chegou!!
E para fazer esta descoberta não precisamos de fichas!![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhh6MJCLuIJeRtLx1Hl0de7u0byV1Cu6RcrD75TL4UD7IoeIViORCm3vXrCbo2bAWPMQplc3PHoZsCWC9ifd0cq1nSZhVta_QzA-dP_8mv8o0gH-v3PdnsAUnmqQWVqVsiiI1fLMHdGRpM/s200/M2.jpg)
Pintar esta Primavera foi o desafio que se colocou...
E de forma natural os exploradores desejavam registar as suas descobertas... tanto na sala como lá fora no recreio.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdNmZUPq5TM543u9OgDZWsjnzY8aQVTOTh5gTQeMV4QM3xeyI7xr8M_4SIE9QyhW1m0-FwW_HGjEz9HpvQUmxbBZ5pq07HBdIMgboDxZThOEqkCJgUHl4N4fEmjQ88jqk-RD5ES1fndCA/s200/M3.jpg)
Então explorámos as cores, as formas e as texturas da Primavera.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUTrBQOOhA5tFOxoGDvOUqZDdWYQCDkj0HgoFOptysnKoWnVzMzy5bTR8Kn6t2lFWIw6PXUv2IKoTsODyDEdsfYp532vSdsHr-aP7SpjykRYv55R6Z0CohLWcp9HPMzoHYXbqga7wZj-Y/s200/M4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgB-Y7e_VLbzRsUY_P7hA-rwiuOEQ4Hg2a6OhneKIm-nOEDIQNPhPr2MmGmc7P-Any8HB8nD1j44Eook_KP2tvuMFqGIiKc8ns81o6w9jxuQeJToIUAMg7GSTncGVhcRUqRcahf3HEmPrQ/s200/20190408_105646.jpg)
Depois das tintas naturais feitas com a manipulação de especiarias coloridas, que nos despertaram os sentidos e os movimentos, resolvemos pintar com um material que já dominamos… o Barro!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkA_Ev_4mB7mi3B4_PR0wkfSH6s94_VN4Y5M_teKq_9V9NIEot0sdSTTURAXSs1cyQ_yXBjFX0xAfbu6nXfnh6L2s2lBfeCrR7SKtHPuEa0JleUHZyh_g7m6UUp-CZx3Aye5NseR6S8zs/s200/M5.jpg)
Depois de conhecer a materialidade do Barro, as crianças descobrem que este recurso pode ter cem utilidades diferentes. Ele serve para modelar, permite criar formas diversas que traduzem as ideias e os conceitos que elas vão criando do mundo. Rapidamente um pouco de barro pode transformar-se numa borboleta, num carro, ou até no Pai...
Então resolvemos pintar com este material!
Agora usam este material com agilidade e autonomia. Usam-no isoladamente ou de forma combinada com outros elementos…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitCVbXA7NvSryzpJxgITDei-wMiFjdhckqbwI55uZApOL2AaN8g_s69Akrl8kS-lndSddMUTKkgC1V6PpmZwPXt6l7ZOe57LhHCjcPThBnTSULJ4hjFPstz1Nj5yaNwoQzQ41wUhefVKM/s320/Image-20190408133814.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhajZEKCMJzOJ169JgdOhb_i6aAA3vg_jSNHVczvgjPkvsdB7Zl6iIUyUCcxJPo6rixXAlQz0FJa_esxCT9OBKLsEhE5r1XcyAbAT0kUNfzF7EQKpO9JKqCfdidS2nhpqa3Kmlj6-5B8Uc/s200/20190516_104254.jpg)
Reconhecem-lhe a textura, antes e depois de adicionar água…
Reconhecem-lhe a cor castanha…
Reconhecem-lhe os efeitos colaterais que o seu uso lhes deixa nas mãos…
E sabem que o barro tem a capacidade de deixar marcas no papel se este estiver molhado…
E demoram-se nesta exploração…
Ousámos voltar ás tintas e para isso organizámos e criámos novas cores e tons.
Dominamos em absoluto as cores, os diferentes tons que nascem de cada cor…
Alimentamos e renovamos a nossa paleta de tintas regularmente e temos à disposição um leque vasto de possibilidades coloridas.
E não deixamos que as paredes da sala nos limitem o espaço de exploração.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjh8o_edGUsDboOjqHLsOjGEW1Iy_ioJymTeo2RvhPP9jCfyPcpNJco-EIWxfT9tbGBxuIfSMV-bfMfR9wtUpTbr97ALBKT_L_gUjpaTXC7artZ8RJNTvcTRULP6zt-cyCdcWhvFIMHIN4/s200/M9.jpg)
Gostamos que os nossos espaços (dentro e fora de portas) possam dialogar entre si. É comum ver no recreio propostas parecidas com aquelas que se encontram na sala.
As tintas ficam lá fora, os bonecos, as madeiras, o quadro de giz… ficam ali como um convite aberto onde cada um pode participar a seu tempo, numa partilha entre pares.
Tanto lá forma como cá dentro a inspiração continua a ser a mesma... A primavera, as papoilas, as cores, as texturas, os aromas...
Tudo aquilo que vivemos juntos não cabe no aplacar do corredor. Nem neste nem noutro maior. Aquilo que vivemos guardamos em nós. Processando a informação, as investigações, as aprendizagens, cada um à sua maneira. Levamos connosco tudo o que vivemos juntos.
E tudo o que fazemos tem um sentido… O nosso!
Todas estas vivências tem por objetivo algo muito simples:
Promover interação entre nós, enriquecendo as nossas relações e com os espaços e os materiais que manipulamos.
Permitir flexibilidade ajudando cada criança a adaptar-se aos materiais e aos espaços, sabendo como e quando os pode usar. Investigando as suas capacidades do corpo e da criatividade, na transformação das matérias, recorrendo a diversas técnicas como formas de linguagem não verbal.
Descobrimos tantas coisas e não precisamos de fichas, manuais, imagens estereotipadas que nos apresentem a Primavera.