A sala nova! Um espaço ou um ambiente?

Já começou a nova aventura!!

Estamos de regresso à sala 3, com um novo grupo de crianças.
Repensar este espaço foi o primeiro desafio ( e assim será ao longo do tempo...)

Afinal além de desejar um espaço organizado e estimulante, desejo criar um ambiente.

O que é um espaço? E o que faz dele um ambiente?
Segundo Dicionário da Língua Portuguesa Espaço é definido como «Área que está no intervalo entre limites. Lugar vazio que pode ser ocupado.», já o termo Ambiente é definido como aquele «Que envolve ou está à volta de alguma coisa ou pessoa. = ENVOLVENTE. Que é relativo ao meio físico ou social circundante».
 Estas designações levam-me a refletir sobre a definição de Malaguzzi, quando nos fala do ambiente como «uma experiência, uma vibração estética»
«A experiência estética vivenciada nas escolas seria uma espécie de dimensão adicional e intensa de conhecimento. Esta pode promover um estado de ânimo que encoraja explorações, investigações, modos de percepção e de representação, bem como de encantamento.» (Malaguzzi, 2001) 

Assim ao olhar de novo para aquela sala senti este desejo de a tornar um ambiente, mais do que apenas um espaço onde passarei os dias com o novo grupo.




Trouxe comigo alguns objetos que poderia trazer transparência à sala, caixas que deixam a descoberto aquilo que guardam, poucos recursos por agora, algumas peças de materiais de fim aberto, abrindo porta à provocação e à investigação.

Tapetes e almofadas confortáveis, que possam definir algumas áreas, um espaço social, uma área de calma e outra que desperta os sentidos (pela sua textura).

Algum material que convida ao encontro com o jogo simbólico, uma caixa com elementos de uso quotidiano na cozinha, mesa, bancos, algumas bonecas e panos.


Sem esquecer as plantas! Levei algumas para dar cor e vida à sala, coloquei umas no armário da sala e outras na janela. Com elas levei o regador e a proposta de cuidarmos delas juntos.

 Assim procurei ver neste espaço um ambiente rico em cor, texturas, luz, um convite ás narrativas imaginárias, uma oportunidade de explorar diversos objetos e materiais.

Um ambiente que possa trazer ideias, intuições, formas de sentir e interpretar o mundo. Faltam aqui muitos pormenores estéticos que vamos adicionando à medida que o tempo nos der a relação necessária para o fazer enquanto comunidade de aprendizagem.

Ficou tudo pronto para receber o novo grupo de Brincadores e nele iremos desenhar a nova aventura!

Fiquem atentos vamos contar-vos tudo!