Recreios Sítio da Educação: A pedagogia da Luz com Ana Lopes e Sara Del Rio


 Decorreu no passado sábado, dia 26 de outubro de 2019, o Recreio de parceria entre nós e o projeto Kalambaka, gerido pela formadora Ana Lopes e Sara Del Rio.

Num convite á emersão no encantamento da  luz, Ana e Sara trazem contextos de investigação repletos de encantamento, transformando cada um dos educadores presentes verdadeiros educadores-investigadores.

Recorrendo a objetos de uso quotidiano, de fácil acesso, Ana traz-nos a certeza de que o uso destes materiais e as suas potencialidades estão ao nosso alcance!


No entanto, cabe ao educador permitir-se conhecer, explorar, dominar as técnicas e os objetos que aqui vão sendo manipulados. 

Momentos onde a partilha e a reflexão em grupo se traduzem em ampliação de conhecimento real.


Juntos, temos na mão a oportunidade de levar para as nossas salas, escolas e comunidades de aprendizagem o encantamento necessário para numa atitude de escuta, colocar a criança no centro da nossa intenção educativa.

Contamos continuar os estudos e reflexões dentro desta abordagem que nos serve de inspiração, a pedagogia da lentidão, do detalhe e da escuta, A pedagogia de Reggio Emilia.

Até breve!