“Talvez o princípio do acolhimento seja fácil de anunciar e difícil de colocar em prática. Mas é um princípio que oferece também, satisfação, interesse de um renovado prazer de construir a escola com crianças reais, em meio a pessoas de verdade.” (Staccioli, 2013)
E as crianças chegaram!!
Umas regressam, outras chegam pela primeira vez. Todas trazem uma história que em breve fará parte da NOSSA história.
Acolher impõem-se sobre o simples adaptar -se não acham?
Tenho refletido sobre isto com o grupo de estudos da @lulucato.pedagogia . Afinal todos nós nos adaptamos, essa adaptação traz evolução e sobrevivência desde o primórdios da humanidade. Mas e o sentido de ser acolhido? Acolher?
Que condições devem existir para que esse acolhimento aconteça?
Qual o tempo desse acolhimento?
Quem se acolhe? A criança?
Então e a sua história, cultura, especificidades?
Então e a família não é acolhida?
Não acolhe ela a escola? Os educadores, auxiliares, cozinheiros, ajudantes, diretores, coordenadores?
Acolhe sim.
Ainda hoje ouvi isto:
" Olá eu sou a Sónia, mãe do Hugo da sala 7, muito prazer. ", esta conversa foi entre uma mãe e a auxiliar que lhe abriu o portão.
Digam lá que o TEMPO de acolhimento e de adaptação é só das crianças...
É disto que a escola, a MINHA escola é feita...de gente.
Vamos refletir sobre isto?
#umaescolafeitadegentes
#comunidadequeeduca
#acolherparaeducar
#tempodainfancia
#reggioinspaired