ciclos de vida: Segunda observação das batatas doces

A vida...
Ela é um ciclo, orgânico, vivo, que pulsa a cada momento.
A vida tem um tempo próprio que desejamos acompanhar!
Ela surge e modifica-se lentamente e nós queremos fazer parte dela!
Hoje voltamos o olhar para as nossas batatas doces!
Quanto cresceram elas desde o último registo?
Será que crescem de forma igual?
Será que o ambiente diferente altera esse crescimento?
«Crianças pequenas aprendem a segurar os riscadores e a experimentar a fazer as primeiras marcas no suporte de papel. Riscando, rabiscando e brincando, elas desenham e percebem que o movimento dos seus dedos, da sua mão, do seu punho, do ombro..do corpo todo determina a forma das suas marcas. Assim, os desafios de brincar com o desenho, vão ficando mais complexos e interessantes. Buscam controlar os traços, repeti-los e modifica-los, instigando-se a procurar novas soluções para que os seus traços traduzam as suas ideias com mais detalhe. Os resultados desse desenvolvimento não ficam apenas marcados no papel... aspetos cognitivos são trabalhados e o cérebro aprende a controlar o corpo e a usar o desenho como expressão do pensamento, das emoções e da memória»
Desenho como registo, por Madalena Freire.




Além do traço, hoje o olhar das crianças trouxe o rigor da pesquisa científica sobre o mistério da vida!
Como é maravilhoso ver-vos crescer!
Aqui ficam os resultados das suas observações. A forma como materializam o seu pensamento e as suas teorias provisórias sobre o ciclo de vida das batatas doces.