Há 22 anos, quando era estudante, educadora estagiaria, recebi de presente o livro Ao Redor da Mesa Grande
de Teresa Maria Sena de Vasconcelos
"Um livro sobre o estudo da prática educativa de Ana, uma educadora de infância a exercer funções num jardim de infância da rede pública de educação pré-escolar. Este estudo em profundidade demonstra que a Ana vai construindo, dia após dia, em redor da Mesa Grande, uma comunidade participativa de crianças que discutem, conversam, interpelam-se umas às outras, resolvem problemas, aprendem práticas de cidadania e, por causa do espírito criado no grupo, se desenvolvem sob o ponto de vista humano, social e intelectual." sinopse wook
Esta leitura fez ecos em mim e deram à mesa da sala uma importância ampliada. ESTAR ao redor da mesa, preparar com ética e estética a nossa mesa, para que ela acolha, convite, escute, passou a ser para mim algo transformador... Quando terminei a formação base decidi que também eu queria ter UMA MESA.
Nos últimos dias tenho refletido bastante neste objeto. Na importância que tem para mim e para as crianças. Dei-lhe um lugar de destaque. Preparo-a como quem prepara um festim.
E as crianças sentem-na como alguém que nos pertence.
Já tive uma paixão por uma árvore de Recreio...creio que esta minha mesa está a ganhar um papel feito de afetos.
Estamos( eu e as crianças) maravilhados com a nossa mesa.
Em breve vamos vesti-la com uma nova pele...
PS- queria falar-vos da reação das crianças às massas de cores...mas os afetos tomaram conta da minha escrita... E sim. As crianças ADORARAM as massas!
#objetosrevestidosdeAfetos
#materiaisematerialidade
#aimportanciadosmeusNadas
#emMetamorfose
#espaçoSalaAtelier
#reggioaproach