Sacos de Provocações


Sabendo que nós valorizamos a capacidade criativa e de aprendizagem da criança, é notório nas práticas que temos partilhado convosco a importância dos materiais que levamos para os nossos ambientes, como provocação, para que eles sejam reflexo desta imagem da criança agente e capaz.

A infância precisa de crianças construtivas do seu brincar e não consumidoras de produtos pensados por adultos para «responder» aos interesses e curiosidades da criança.

Nós acreditamos nas múltiplas capacidades dos materiais de fim aberto, caixotes de madeira ou cartão, pedaços de madeira, utensílios de uso quotidiano, tecidos, barro, tampas e garrafas… e tantos, tantos outros que se podem oferecer para estimular e amplificar a criatividade da criança.

Por não apresentarem uma funcionalidade definida ou restrita, estes tipos de materiais apresentam-se como elementos de manipulação facilitada que estimulam a agencia da criança. A partir deles, a criança pode observar e comparar as suas características e as diversas utilidades de modo a explorar diversas investigações, combinando estes elementos nas suas pesquisas.

«A qualidade dos materiais de largo alcance pode promover ricas oportunidades de experiências estéticas, poéticas e lúdicas para as crianças. Dada a sua simplicidade e neutralidade, favorecem que os pequenos inventem, ampliem seus horizontes e possam usar o potencial criativo para dar voz aos seus temas. Devem ser disponibilizados para as crianças de modo organizado e sistemático, passando pela curadoria do professor, levando em conta a diversidade de características físicas e estéticas (forma, texturas, cores, cheiros, tamanho, temperatura, peso etc.), visando à pesquisa sensorial dos pequenos, enriquecendo e nutrindo sua perceção estética e sensibilizando seus sentidos.» in arte na creche, Explorações com materiais de largo alcance.


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