Projeto especial na Ala de doentes ventilados do hospital Curry Cabral

A nossa escola é um lugar fantástico com corações de ouro que se entregam em projetos fantásticos... projetos onde se desatam nós, se partilham sorrisos, onde afinal« a diferença não faz diferença alguma...» Este é o lema para mais um retomar do projeto fundado pela colega Carla Custório, que eu a Francisca e os nossos frescos fazemos questão de manter vivo, chegou a nossa vez e prometemos não desiludir e continuar a caminhada com os amigos da ala de doentes ventilados do hospital Curry Cabral em Lisboa, venham dai conhecer esta gente maravilhosa!

A ala de doentes ventilados do hospital Curry Cabral é um lugar especial onde vivem três doente que  « formam uma espécie de família, da qual fazem parte os enfermeiros que os assistem. São doentes crónicos ventilados e totalmente dependentes de cuidados de enfermagem. O Miguel fez ontem 35 anos. Tem paralisia cerebral e a mãe todos os dias à cabeceira. Ele não comunica, mas a mãe, a quem os médicos disseram que o filho não sobreviveria além dos oito anos de idade, sabe que Miguel gosta de música calma e sente que o olhar do filho a acompanha quando se desloca na Unidade de Doentes Crónicos Ventilados do Hospital Curry Cabral, em Lisboa.» in, blog


Já receberam visitas importantes, já foram entrevistados muitas vezes e fazem parte do núcleo de amigos da nossa escola

Preparámos as famílias dos frescos e apresentámos o projeto, a colega fundadora desta aventura esteve presente, partilhou fotos e os momentos ricos que viveu nos últimos 6 anos, hoje de volta à valência de creche surgia a necessidade de passar este maravilhoso tesouro, porquê a nossa sala?

Porque nós vivemos e trabalhamos com a diferença todos os dias e tal como a mãe da Inês disse para nós « a diferença não faz diferença alguma!» Assim assumimos este compromisso, eu a Francisca, as familias e os nossos frescos!
Parabéns a todos e vamos lá fazer aquilo que fazemos tão bem, alegrar e mimar os nossos amigos!

Para os que não conhecem esta família e a sua casa vejam a reportagem da RTP 60minutos



Chegou o dia do «passeio», não sabiam o que iriam encontrar mas sabiam que nos esperavam amigos novos, que vivem no hospital porque as suas pernas e pulmões não funcionam bem, sabem os seus nomes e pouco mais, mas nada disso impede os frescos de se manterem cheios de entusiasmo para esse importante encontro...
Logo que chegamos temos à nossa espera uma enfermeira, a Ana que será a nossa parceira nestes encontros, ela entrega-nos uns cartões que indicam que somos visitantes importantes na ala de ventilados do hospital, estamos entusiasmados!!

A barriga vinha a dar horas porque era mesmo hora do lanche e os nossos amigos tinham para nós preparado um lanche de Macdonnald´s!!! 

Iniciámos a visita meio envergonhados, dissemos o nosso nome e ficámos a conhecer o Miguel e a sua mãe Irene, a Jusélia e o Paulo,também conhecido por inspetor crocodilo....

Onde há frescos há cantorias e nós fizémos um brilharete com as nossas canções de natal!!

Pousamos para as fotografias como as vedetas, mas neste dia as estrelas foram os nossos novos amigos!

As enfermeiras mantiveram a Jusélia sempre confortável pois ela não queria perder pitada do que estávamos a fazer!!

Falámos sobre os nossos projetos de sala, o nosso blogue e as nossas pesquisas dentro e fora da nossa sala, contámos as novidades da sala, da escola e até falámos na amiga Alexandra que foi viver para a roménia...

O Paulo ouviu-nos atentamente e prometeu ajudar-nos nas nossas pesquisas e a manter no contato connosco via net, a enfermeira chamou-lhe inspetor crocodilo e os frescos acharam muita piada ao nome!!!
Não vamos esquecer a promessa do Paulo e vamos manter o contato!! O Martim, observador como é, viu a bandeira do benfica e do Portugal que o Paulo tem na parede, e logo avisou que é do sporting, mas ficaram amigos na mesma!!!

A tarde voou e logo chegou a hora de dizer até breve...


Mais uma foto e fica a promessa de voltar em breve para outra visita!

O Pai Natal que por estes dias andou muito ocupado ainda teve tempo de fazer uma visita à ala de ventilados e deixou lá uma prenda para os frescos, adorámos, obrigada Pai Natal

Partimos então e nos corredores ouviram-se risos e gargalhadas que contrastam com os corredores silenciosos do hospitais...

Voltaremos em breve, prometemos!!


Este projeto visa trabalhar os valores da cidadania, da solidariedade e humanidade do ser enquanto elemento social integrado num determinado contexto . Assim visamos trabalhar de forma privilegiada a área da Formação pessoal e social.
 « A área da Formação Pessoal e Social integra-se no espírito com que esta  é apresentada nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, que a diferenciam pela sua importância e intencionalidade próprias, embora reconhecendo-a como área transversal e integradora, que se inscreve em todas as outras.
Mas, ao estabelecer algumas aprendizagens essenciais a realizar durante a educação pré-escolar para
que cada criança possa continuar a aprender ao longo da vida “tendo em vista a plena inserção na
sociedade como ser autónomo livre e solidário”, convém lembrar que estas aprendizagens se situam
num processo em construção, que está intimamente relacionado com o tipo e a qualidade de
experiência de vida em grupo que são proporcionados no jardim-de-infância e com o modo como são
abordados os diferentes conteúdos e organizadas as diversa acções» in, metas de aprendizagem para o pré-escolar

Este projeto prepõem trabalhar os seguintes domínios:
  • Identidade e auto-estima, permitindo à criança «  reconhecer laços de pertença a diferentes grupos (família, escola, comunidade entre outros) que constituem elementos da sua identidade cultural e social» e « identificar as suas características individuais, manifestando um sentimento positivo de identidade e tendo consciência de algumas das suas capacidades e dificuldades.» in, metas de aprendizagem para o pré-escolar
  • Independência  e  Autonomia, permitindo à criança « encarregar-se das tarefas a que se comprometeu realizar e executa-as de forma autónoma» , « manifestar curiosidade pelo mundo que a rodeia, formulando questões sobre o que observa.» in, metas de aprendizagem para o pré-escolar
  • Cooperação,permitindo à criança, «demonstrar comportamentos de apoio e entreajuda, por iniciativa própria ou quando solicitado.», « contribuir para o funcionamento e aprendizagem do grupo, fazendo propostas, colaborando na procura de soluções, partilhando ideias,perspectivas e saberes e reconhecendo e aceitando o contributo dos outros.» in, metas de aprendizagem para o pré-escolar
  • Convivência Democrática e Cidadania, permitindo à criança «manifestar respeito pelas necessidades, sentimentos, opiniões culturas e valores dos outros (crianças e adultos), esperando que respeitem os seus.», in, metas de aprendizagem para o pré-escolar
  • Solidariedade e Respeito pela Diferença, permitindo à criança,« reconhecer a diversidade de características e hábitos de outras pessoas e grupos, manifestando respeito por crianças e adultos, independentemente de diferenças físicas, de capacidades, de género, etnia, cultura, religião ou outras.»  in, metas de aprendizagem para o pré-escolar

     
     

Projeto especial na Ala de doentes ventilados do hospital Curry Cabral Projeto especial na Ala de doentes ventilados do hospital Curry Cabral Reviewed by Sítio da Educação on domingo, dezembro 28, 2014 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.