A importância da dança e da música na sala de creche

Hoje, como em cada 4ª feira tivemos a nossa aula de bébéarte!Quero partilhar convosco um pouco da dinâmica, objectivos e metodologias utilizadas pela nossa professora Sara Duarte, espero que a partilha vos seja útil!!



A minha instituição tem como atividade extracurrilar a aula de dança e música da empresa Bébearte .
O “BebéArte” consiste num conjunto de atividades artísticas (música e dança) para idades desde o Berçário, passando pela Creche até ao Jardim-de-infância. 
A actividade é coordenada pelas professoras Lídia Cardador (música) e Susana Silva (dança). O BebéArte é leccionado por equipas de duas professoras (música e dança) que se alternam entre si quinzenalmente, numa semana temos a professora Sara e na outra a professora Catarina.

Este projeto visa os seguintes objetivos:
1. Desenvolver as aptidões das crianças ao nível das artes (música e dança)
(imagem retirada da net)

2.Estimular e desenvolver capacidades auditivas já inerentes nas criança


 3.Estimular e desenvolver capacidades motoras também já inerentes nas crianças
(imagem retirada da net)


4. Curto Prazo - Proporcionar às crianças momentos felizes, enquanto decorre a aula;
(imagem retirada da net)

5.Longo Prazo - Descobrir nas crianças aptidões mais elevadas no campo artístico, onde poderão nascer bons artistas, bons críticos ou apenas uma boa audiência.
(imagem retirada da net9

Os princípios metodológicos adoptados são os de Edwin Gordon, inscrito no seu livro “Teoria de Aprendizagem Musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar” (Gordon, 2000) e Rudolf Laban “ Domínio do Movimento”., pode encontrar estas obras aqui !)


A estratégia utilizada passa por utilizar uma história infantil que serve de fio condutor para introduzir os conteúdos programáticos de Música e Dança. Em cada mês temos uma história diferente( neste mês de março temos «o pedro e o lobo») e é usada a repetição de forma a que a criança vá ganhando confiança para repetir e acompanhar as frases musicais,os conteúdos e as posturas de dança e movimentos.
Vejam  como as professoras ajustam as personagens da história aos mais diferenciados instrumentos musicais..
Pedro é representado pelas cordas,
O pássaro pela flauta
O pato pelo oboé
O gato pelo clarinete
O avô é representado pelo fagote
Os tiros de espingarda, pelos tímbales
E por fim o lobo, representado pelo som das três trompas
Vejam aqui neste video toda a história e o som de cada personagem


Ao longo das aulas os nossos meninos vão aprendendo algumas frases musicais ( vejam o significado aqui)
e começam a repeti-las, primeiro de forma tímida mas depois com alguma confiança!
Também se trabalham as temáticas da linguagem, da métrica e da memória com as lengas-lengas e trava línguas. Este mês estamos a trabalhar o «pico pico» ( imagem retirada da net)


PICO PICO SARAPICO
QUEM TE DEU TAMANHO BICO
FOI A FILHA DA RAINHA
QUE ESTÁ PRESA NA COZINHA
OS CAVALOS A CORRER
AS MENINAS A APRENDER
QUAL SERÁ A MAIS BONITA
QUE SE VAI ESCONDER?

Em todas as aulas as crianças também contatam com alguns instrumentos musicais que a professora tem «escondidos» na sua caixa especial,( as imagens que se seguem foram retiradas da net)
 a guizeira
a tamboreta
as maracas
a pandeireta
e as clavas
Com estes instrumentos as crianças repetem ritmos e melodias ( vejam os  significados aqui e aqui) com o apoio de fantoches, microfones e outros suportes pedagógicos apropriados a cada faixa etária a que a aula se destina. Assim a  criança ouve, repete e aprende!
A longo prazo ( sim porque eu acompanho as aulas de Bébéarte há já 7 anos) a aprendizagem é realmente um dado adquirido, eles aprendem a conhecer os instrumentos e as famílias a que pertencem, os materiais de que são feitos, o tipo de som produzido, enfim muitas e variadas aprendizagens!!


Espero que tenham ficado um pouco mais esclarecidas sobre a importância deste tipo de atividade dentro das nossas salas de creche e também de jardim de infância, outro dia farei um artigo sobre as aulas de dança da professora Catarina!