Trabalhar a páscoa numa instituição de cariz religioso, com a educadora Liliana Branco

Todas nós trabalhamos a páscoa mas quantas de nós trabalham a quaresma e o verdadeiro significado católico destes momentos?
A nossa colega Liliana Branco veio partilhar connosco mais uma das suas atividades, desta vez relacionadas com a experiência deste tempo de fé com as famílias e o grupo da sala de um ano.


As semanas da quaresma foram divididas em dons e em cada semana foi trabalhado um dom diferente...

O dom da OFERTA


1º dom da oferta:
Pintámos ovos e demo-los ao coelho da pascoa.Neles estavam escritos vários  sentimentos, para ele distribuir nesta pascoa, são  sentimentos que gostaríamos dar aos outros e fizémos flores com caixas d eovos para colocar no nosso cantinho da oração.



O dom da DESCOBERTA

2º dom da descoberta
Fizemos salame de chocolate e depois fizemos mini ovosque escondemos  na sala e depois  fomos procurar.


Enrolámos os nossos ovos de chocolate em papel de prata.


Depois foi a verdadeira caça ao ovo!!



O dom da INTELIGÊNCIA

3º dom da inteligência
 Cada criança levou para casa um símbolo da pascoa para decorar com as famílias, os símbolos entregues foram:o cordeiro ( pois  no antigo testamento era sacrificado um cordeiro na páscoa e mais tarde  no novo testamento jesus era chamado de o cordeiro de Deus)





O Ovo como simbolo da vida


 O coelho como símbolo da multiplicação,, assim se multiplicaram os fiéis com a vinda de Jesus.



E por fim  o girassol que personifica o «estar virado» para a  luz que é Deus.

O dom da SABEDORIA
 4º dom da sabedoria
Esta foi a semana onde fizemos a prenda da pascoa (esqueci-me de tirar foto com aquela confusão toda) foi um coelho com o pacote de leite mais ou menos assim (imagens retiradas da net)

O dom da VIDA

5º Dom da vida
 Este foi o ultimo dom... explorámos a historia «A galinha dos ovos misteriosos», mesmo com uma galinha e um pinto ( emprestados) feitos pela minha colega Ana Rita. Falámos então da vida e de jesus o menino que já todos conheciam e que  tinha nascido no natal :) ainda é estranho para eles falarmos de outra maneira por isso, ficámos  pela exploração de histórias que falassem de vida.









Tínhamos ainda no nosso painel o CAMINHO PARA A PÁSCOA onde a cada semana colávamos um par de pegadas diferente...até chegar o grande dia da ressurreição do Senhor!

Assim se fala de fé, na simplicidade própria de quem tem apenas um ano de vida...é um trabalho continuo com  as crianças, as famílias e a comunidade cristã da paróquia. 
No domingo de ramos os pais foram convidados  a participar na Eucaristia e cada família recebeu um ramosde oliveira que levou para casa como símbolo da entrada de Jesus em Jerusalém.