O grupo tipo- a criança dos 2 e 3 anos de idade

Tal como prometido, hoje vou partilhar um pouco da minha pesquisa sobre as características da criança de 2 e 3 anos de idade. Este material foi usado como base para a elaboração do primeiro ponto do meu projeto curricular de sala.Este ano estou numa sala de 2/3 anos de idade com um grupo de 19 elementos, onde as meninas são a franca maioria e quase  todos os elementos têm 2 anos de idade, temos no entanto um amigo com N.E.E, portador de  Trissomia 21.
Fiz estas tabelas para se entender melhor a divisão dos meninos quanto ao sexo e idade:


Tabela1 - Distribuição dos alunos por sexo:
SEXO

MASCULINO
6
FEMININO
13

Tabela 2 - Distribuição de alunos por idades:
IDADE

2 ANOS
15 alunos
3ANOS
4 alunos
in, Projeto corricular de sala-De mãos dadas- 2013/2014, ed.Milena Branco

Aqui fica um excerto do texto deste ponto referente ao grupo-tipo:

«Cada criança tem um tempo próprio para crescer e para se desenvolver, não devendo ser comparadas, umas com as outras, no entanto vários foram os pedagogos que se debruçaram sobre a forma como, numa regra geral, a criança adquire esta ou aquela capacidade, assim será apresentada numa tabela as características elementares das crianças com 2 e 3 anos de idade.»in. projeto curriclar de sala - De mãos dadas- 2013/2014, ed. Milena Branco

Para que seja feita uma leitura mais rápida do  material recolhido, resolvi criar uma tabela dividida pelos domínios de desenvolvimento e as catacterísticas base desta faixa etária, abordando algumas atividades a desenvolver.

Tabela 3. Características de desenvolvimento em crianças de 2 e 3 anos de idade
Domínio
Criança com 2 anos
Criança com 3 anos
Psicomotor
·         Sobe e desce escadas / trepara aos móveis
·         Chuta/atira uma bola
·         Anda em bicos de pés
·         Nomeia/identifica partes do corpo
·         Faz rabiscos num papel
·         Segura um lápis de cera alternando numa e noutra mão
·         Passa folhas de um livro uma a uma
·         Caminha para a frente e para trás
·         Anda e corre de forma coordenada
·         Anda de triciclo usando os pedais
·         Desenha linhas e círculos
·         Salta de pés juntos
·         Abre e fecha portas rodando a maçaneta
·         Faz um bom movimento de pinça
·         É capaz de empilhar, encaixar e aparafusar
·         Rasga papel

Cognitivo

·         Faz torres de 5 a 6 cubos
·         Faz puzzles até 8 peças
·         Identifica imagens de objetos familiares
·         Inicia a função simbólica no jogo de faz de conta
·         Começa a dar sentido ás suas representação
·         Classifica objetos segundo a cor e forma
·         Conhece 2 6 cores
·         Junta objetos segundo a forma e cor
·         Diferencia noções espaciais
·         Distingue formas geométricas básicas
Linguagem
·         Tem uma linguagem mais clara
·         Refere-se a si pelo nome
·         Compreende ordens simples
·         Constrói frases simples
·         Adequa as palavras á sua ação
·         Fala sozinha enquanto brinca
·         Gosta de cantar e ouvir histórias curtas e simples
·         Expressa oralmente as suas necessidades
·         Faz descrições simples de ilustrações
·         Vê com atenção um filme curto
·         Refere-se a si pelo pronome «eu»
·         Compreende e usa frases complexas
·         Utiliza alguns advérbios, artigos e preposições
·         Recorda e organiza imagens numa sequência lógica
·         Acompanha canções
Afetivo e social
·         Utiliza corretamente a colher e o copo
·         Lava e seca as mãos
·         Mostra a sua personalidade usando o «não» para contrariar as ordens do adulto
·         Brinca ao lado do outro mas não com o outro
·         Luta pelos seus brinquedos, não gosta de partilhar
·         Demonstra orgulho em usar o wc, sente vergonha perante os «acidentes»
·         Gosta de imitar os adultos
·         Expressa amplamente os seus sentimentos e desejos
·         Sabe se é menino ou menina, entende as diferenças que os separam
·         Consegue vestir e despir roupas simples
·         Gosta de dar ordens aos colegas, demonstrando a sua personalidade
·         Opõem-se frequentemente ao adulto, faz birras
·         Consegue partilhar jogos e brincadeiras com o outro
in:Projeto curricular-De mãos dadas-2013/2014, ed.Milena Branco

Espero que as informações, bem como as sugestões de apresentação vos sejam úteis!!

Na próxima partilha irei abordar as metas de desenvolvimento comum da criança portadora de T21 com 3 anos de idade!

Fiquem atenta/os!!