Tal como prometido, hoje vou partilhar um pouco da minha pesquisa sobre as características da criança de 2 e 3 anos de idade. Este material foi usado como base para a elaboração do primeiro ponto do meu projeto curricular de sala.Este ano estou numa sala de 2/3 anos de idade com um grupo de 19 elementos, onde as meninas são a franca maioria e quase todos os elementos têm 2 anos de idade, temos no entanto um amigo com N.E.E, portador de Trissomia 21.
Fiz estas tabelas para se entender melhor a divisão dos meninos quanto ao sexo e idade:
Tabela1
- Distribuição dos alunos por sexo:
SEXO
|
|
MASCULINO
|
6
|
FEMININO
|
13
|
Tabela
2 - Distribuição de alunos por idades:
IDADE
|
|
2 ANOS
|
15 alunos
|
3ANOS
|
4 alunos
|
Aqui fica um excerto do texto deste ponto referente ao grupo-tipo:
«Cada criança tem um tempo próprio para crescer e para se
desenvolver, não devendo ser comparadas, umas com as outras, no entanto vários
foram os pedagogos que se debruçaram sobre a forma como, numa regra geral, a
criança adquire esta ou aquela capacidade, assim será apresentada numa tabela
as características elementares das crianças com 2 e 3 anos de idade.»in. projeto curriclar de sala - De mãos dadas- 2013/2014, ed. Milena Branco
Para que seja feita uma leitura mais rápida do material recolhido, resolvi criar uma tabela dividida pelos domínios de desenvolvimento e as catacterísticas base desta faixa etária, abordando algumas atividades a desenvolver.
Tabela 3. Características de desenvolvimento em crianças
de 2 e 3 anos de idade
Domínio
|
Criança com 2 anos
|
Criança com 3 anos
|
Psicomotor
|
·
Sobe e desce escadas / trepara aos móveis
·
Chuta/atira uma bola
·
Anda em bicos de pés
·
Nomeia/identifica partes do corpo
·
Faz rabiscos num papel
·
Segura um lápis de cera alternando numa e noutra mão
·
Passa folhas de um livro uma a uma
·
Caminha para a frente e para trás
|
·
Anda e corre de forma coordenada
·
Anda de triciclo usando os pedais
·
Desenha linhas e círculos
·
Salta de pés juntos
·
Abre e fecha portas rodando a maçaneta
·
Faz um bom movimento de pinça
·
É capaz de empilhar, encaixar e aparafusar
·
Rasga papel
|
Cognitivo
|
·
Faz torres de 5 a 6 cubos
·
Faz puzzles até 8 peças
·
Identifica imagens de objetos familiares
·
Inicia a função simbólica no jogo de faz de conta
|
·
Começa a dar sentido ás suas representação
·
Classifica objetos segundo a cor e forma
·
Conhece 2 6 cores
·
Junta objetos segundo a forma e cor
·
Diferencia noções espaciais
·
Distingue formas geométricas básicas
|
Linguagem
|
·
Tem uma linguagem mais clara
·
Refere-se a si pelo nome
·
Compreende ordens simples
·
Constrói frases simples
·
Adequa as palavras á sua ação
·
Fala sozinha enquanto brinca
·
Gosta de cantar e ouvir histórias curtas e simples
·
Expressa oralmente as suas necessidades
|
·
Faz descrições simples de ilustrações
·
Vê com atenção um filme curto
·
Refere-se a si pelo pronome «eu»
·
Compreende e usa frases complexas
·
Utiliza alguns advérbios, artigos e preposições
·
Recorda e organiza imagens numa sequência lógica
·
Acompanha canções
|
Afetivo e social
|
·
Utiliza corretamente a colher e o copo
·
Lava e seca as mãos
·
Mostra a sua personalidade usando o «não» para
contrariar as ordens do adulto
·
Brinca ao lado
do outro mas não com o outro
·
Luta pelos seus brinquedos, não gosta de partilhar
·
Demonstra orgulho em usar o wc, sente vergonha perante
os «acidentes»
|
·
Gosta de imitar os adultos
·
Expressa amplamente os seus sentimentos e desejos
·
Sabe se é menino ou menina, entende as diferenças que
os separam
·
Consegue vestir e despir roupas simples
·
Gosta de dar ordens aos colegas, demonstrando a sua
personalidade
·
Opõem-se frequentemente ao adulto, faz birras
·
Consegue partilhar jogos e brincadeiras
com o outro
|