Os afetos os valores e a família parte 3

Esta é a última publicação onde vamos continuar para a bordar as temáticas dos AFETOS, VALORES e a FAMÍLIA, hoje dedicamos especial atenção ao tema FAMÍLIA !



Uma história é sempre um bom pretexto para lançar ao grupo um tema!
Organize uma conversa sobre os elementos da família de cada criança, tenha em atenção as famílias «diferentes», respeitando cada uma dando à criança oportunidade de falar sem constrangimentos perante os colegas e adultos da sala.
Entregue a cada criança uma folha de papel e peça para que cada uma desenhe a sua família.


Peça a cada uma que traga uma ou várias fotos dos elementos da sua família, depois pode criar um painel da Família ou elaborar um livro, «A minha Família» e adicioná-lo ao vosso espaço da biblioteca de sala.
Assim pode explorar o papel de cada elemento da família, as familias diferentes enfim seja criativa!!
Este é um exelente livro para abordar o quanto as famílias podem ser diferentes!
Aqui ficam algumas imagens que podem explorar e colorir para realizar o vosso painel das famílias!

Existem meninos que vivem com os avós



Existem famílias que têm muitos filhos!




Há famílias que têm apenas um filho!







Tentem depois com as fotos das familias de cada criança tentar encontrar qual a família que mais se parece com a dela e enriqueçam o vosso painel da família!


Aqui ficam algumas canções da nossa colega Alda retiradas do seu blog « O resto são cantigas», cantar é outra forma de trabalhar o tema da Família




 Alguns objetivos a alcançar a quando do trato destas  temáticas, segundo as Orientações Curriculares para o ensino Pré-escolar:

Domínio Pessoal e Social:

Promover a Autonomia da criança
Incentivar a participação das famílias nas atividades da escola
Promover na criança a consciência de diferentes valores
Desenvolver a identidade na criança

Domínio da Expressão e Comunicação

Desenvolver a motricidade fina e global da criança
Promover o desenho como forma de comunicação e expressão
Promover o jogo simbólico e dramático
Promover o gosto pelo canto e pela dança
Fazer uso da dança como forma de comunicação e expressão
Promover e desenvolver o uso da linguagem como forma de comunicação
Promover o uso do livro como fonte de expressão e comunicação
Estimular a escrita usando os registos de opinião individual e coletivos
Estimular o contato com o livro, desenvolvendo o respeito no seu manuseamento e conversação

Domínio do conhecimento do mundo

Conhecer e valorizar todos os tipos de família
Promover uma educação multicultural
Explorar e conhecer o meio envolvente
Conhecer a obra social de diferentes instituições
Promover a curiosidade e o desejo de saber