Uma sugestão para ajudar a nossa colega Helena Barbosa


É sempre um prazer poder ajudar as colegas que nos visitam, desta vez a Helena Barbosa lançou a proposta e o Sítio não podia deixar de responder!


Aqui ficam as sugestões de atividades para a faixa etária dos 3 anos para trabalhar as seguintes temáticas: Os afetos os valores e a família!
Como os temas são pretexto para tantas atividades vamos dividir em três publicações as nossas sugestões respondendo com mais eficiência à proposta da Helena Barbosa!

A semana dos afetos está à porta e para a comemorar aqui ficam algumas ideias:

- Não é fácil ensinar e habituar as crianças a pedir se faz favor, com licença e obrigada, mas pouco a pouco e servindo o adulto de referência podemos colher bons frutos das boas práticas dentro da sala do jardim de infância!

Trabalhar os valores

Poema das boas maneiras


É de criança bem educada
aqui e em qualquer lugar
dizer adeus e olá
ao sair e ao entrar!


Se falarmos todos juntos
é difícil conversar
é melhor ser um a um
se tu falas nós vamos escutar!

Com licença!Boa tarde!
Obrigada!Se faz favor!
Praticar as boas maneiras
sendo amigo é o melhor!
poema retirado da revista educadores de infância


Um educador deve contribuir para o processo de autonomia e respeito pelo outro, sendo exemplo, respeitando a individualidade de cada criança e proporcionando espaços de debate onde cada um pode apresentar o seu ponto de vista!

O painel das regras do bom amigo



Podemos dialogar sobre cada uma adas atitudes expressa nos cartões, representando e elaborando um painel que a todos relembra o que podemos ou não podemos fazer!

Aqui ficam algumas canções da nossa colega Alda, retiradas do sei blog «o resto são cantigas»



Não percam amanhã um novo posto sobre os valores!!
Boas partilhas e não se esqueçam de indicar se gostaram ou não desta publicação ajudando-nos a fazer um trabalho sempre melhor!!