Tenho tido a sorte de trabalhar em locais onde me é dada a liberdade pedagógica necessária, para ajudar os meus grupos a crescer/brincar e aprender!
Gosto muito de os observar e sobretudo de os ouvir com muita atenção, descodificando as suas inquietudes e assim vão nascendo projetos muito interessantes como o que hoje vou partilhar convosco!
Definição de projeto- A palavra deriva do latim « projicere», que significa lançar em frente.
«A Metodologia de trabalho de projeto define-se com um processo de descoberta a partir de uma questão ou situação problemática. Para a sua resolução recorre-se a todas as áreas de conteúdo e a diferentes domínios permitindo uma abordagem globalizante e interdisciplinar.» in, « A abordagem de projeto como metodologia construtora de competência sociais e relacionais», de Santos, Henrique, 2010
A génese do projeto - parte um - ( em linguagem de educador)
«No final do ano letivo 2010/2011, o grupo de crianças que fazia parte da sala XX a cargo da educadora Milena, realizou uma série de atividades ligadas ao recém-criado espaço da horta no recreio do jardim-de-infância. Todas as crianças executaram essas atividades cheias de entusiasmo e lamentaram o final do ano letivo e o consequente abandono da sua horta. Logo que regressaram e retomaram as atividades do novo ano letivo, o grupo teve a preocupação de saber como estava aquele seu espaço e quais as alterações que havia sofrido por força do sol quente de verão e pela ausência da rega habitual…Houve reuniões de tapete e o tema era quase sempre abordado diariamente.Abriu-se a janela necessária para retomar este projeto alargando-o a todo o ano letivo, subindo o patamar de atividades possíveis de realizar e das aprendizagens que dai poderiam ser retiradas, tudo isto, com base nas variadas propostas que o grupo trazia às suas reuniões diárias.» in, Projeto curricular de sala 2011/12 ed. Milena Branco
Agora a justificação do projeto (em linguagem da criança)
Objetivo geral do projeto ( em linguagem de educador)
Objetivos do projeto em reunião de tapete:
Gosto muito de os observar e sobretudo de os ouvir com muita atenção, descodificando as suas inquietudes e assim vão nascendo projetos muito interessantes como o que hoje vou partilhar convosco!
Definição de projeto- A palavra deriva do latim « projicere», que significa lançar em frente.
«A Metodologia de trabalho de projeto define-se com um processo de descoberta a partir de uma questão ou situação problemática. Para a sua resolução recorre-se a todas as áreas de conteúdo e a diferentes domínios permitindo uma abordagem globalizante e interdisciplinar.» in, « A abordagem de projeto como metodologia construtora de competência sociais e relacionais», de Santos, Henrique, 2010
A génese do projeto - parte um - ( em linguagem de educador)
«No final do ano letivo 2010/2011, o grupo de crianças que fazia parte da sala XX a cargo da educadora Milena, realizou uma série de atividades ligadas ao recém-criado espaço da horta no recreio do jardim-de-infância. Todas as crianças executaram essas atividades cheias de entusiasmo e lamentaram o final do ano letivo e o consequente abandono da sua horta. Logo que regressaram e retomaram as atividades do novo ano letivo, o grupo teve a preocupação de saber como estava aquele seu espaço e quais as alterações que havia sofrido por força do sol quente de verão e pela ausência da rega habitual…Houve reuniões de tapete e o tema era quase sempre abordado diariamente.Abriu-se a janela necessária para retomar este projeto alargando-o a todo o ano letivo, subindo o patamar de atividades possíveis de realizar e das aprendizagens que dai poderiam ser retiradas, tudo isto, com base nas variadas propostas que o grupo trazia às suas reuniões diárias.» in, Projeto curricular de sala 2011/12 ed. Milena Branco
Agora a justificação do projeto (em linguagem da criança)
- « A horta antes era verde e tinha lá coisas, depois o sol do verão assou tudo e ficou amarelo... Acho que era boa ideia irmos regar a ver se o verde volta!» Diogo G. 5 anos
Objetivo geral do projeto ( em linguagem de educador)
- O presente projecto tem como objectivo primordial o desenvolvimento da criança em todas as áreas de conteúdo próprias da educação pré-escolar e de todos os seus domínios. Assim podemos dividir esses objectivos da seguinte forma:
- Promover o desenvolvimento de competências sociais e de relacionamento com os outros.
- Promover de forma lúdica o desenvolvimento da motricidade global da criança.
- Fazer do jogo simbólico e das atividades a ele associadas um meio facilitador da descoberta do «eu» e do « outro».
- Promover o sentido estético na criança, bem como o respeito pelo trabalho/criação do outro
- Promover e desenvolver os sentidos como um todo aliando o ouvir/cantar/tocar/criar e a dança.
- Facilitar o emergir natural da linguagem escrita.
- Desenvolver o pensamento lógico matemático internacionalizando-o através de momentos de consolidação e sistematização das noções matemáticas.
- Aliar as T.I.C. a outras formas de produção/expressão/pesquisa de uma forma lúdica e espontânea.
- Milena: « Uma horta dá muito trabalho»
- Viktória Z. 4 anos: « Sim é como cuidar dos peixes, temos de estar sempre a mudar a água e dar comida, não nos podemos esquecer nunca, porque eles são vivos e podem morrer... temos de cuidar da horta e regar e tirar as ervas.O meu pai anda sempre a tirar as ervas e depois temos de comer as alfaces ao almoço!»
- Daniel C. 3 anos: « Na horta usamos sementes da loja dos animais» ( loja de produtos agricultas local que também vende pequenos animais)
- Joao M 5 anos:« Depois podemos fazer uma coisa à volta com paus e pintar» ( uma cerca)
- Miguel V. 5 anos: « Eu não gosto de verdes»
- Viktória 5 anos: « Mas fazem bem à tua barriga, a minha mãe disse.»
- Milena: « Então vamos definir objetivos: »
- Cuidar da horta
- Dividir tarefas ( para ninguém se esquecer de cuidar da horta)
- Conhecer os alimentos saudáveis
- Saber onde se compram as sementes
- Como se plantam as sementes
- Saber se os «verdes» fazem bem à barriga
«Cultivar uma horta é uma experiência educativa para as crianças, quando cativamos as crianças para criar uma horta, damos-lhes a oportunidade de aprender a gostar de alternativas aos snacks de pacote, a gostar de vegetais , legumes e frutas.
É compensador observar as crianças a sujarem-se com terra, a empenharem-se no cultivo e no sucesso das suas culturas, e no valor que dão à colheita dos frutos, e à recompensa do seu trabalho na horta.
Estas atividades são impulsionadoras de outros temas, como a alimentação equilibrada, estilos de vida mais saudável, a higiene oral, a higiene das mãos, e experiências sobre outras formas de vida natural e vegetal e até mesmo uma interação entre as crianças e a equipa da cozinha, envolve também a comunidade envolvente», in, projeto curricular de sala 2011/12, ed Milena Branco
« Para que os projetos correspondam aos interesse e necessidades das crianças, existem cinco características fundamentais:
« Para que os projetos correspondam aos interesse e necessidades das crianças, existem cinco características fundamentais:
- Discussão ( pode ocorrer entre todo o grupo, ou apenas entre duas crianças(...) )
- Trabalho de campo ( Pode ser considerado qualquer trabalho fora da sala de atividades (... ) )
- Investigação ( os projetos envolvem sempre algum tipo de investigação. Parte dessa pesquisa pode ser feita através da experiência direta e de descoberta resultantes da observação ( ...) )
- Representação ( Através da representação das suas experiências, conhecimentos prévios, dúvidas e explicações de várias formas, utilizando estratégias diversificadas, as crianças podem preparar pormenorizadamente a informação e o conhecimento que pretendem partilhar. (:::) )
- Apresentação ( a sua avaliação pode decorrer à medida que as diferentes informações que vão sendo selecionadas sejam expostas (...) » in, « A abordagem de projeto como metodologia construtora de competência sociais e relacionais», de Santos, Henrique, 2010
O Sítio da educação é, cada vez mais, um local para pensar nas nossas práticas pedagógicas, no que fazemos e porque o fazemos. Nada no contexto das nossas salas, deve acontecer por acaso, tudo deve ter uma razão e uma metodologia.
Partilhem connosco a vossa metodologia e a forma como «pensam» a vossa atividade pedagógica, enviem as vossa propostas para o nosso mail, sitiodaeducacao@gmail,com ou para a nossa página do facebook.
Bom trabalho, boas partilhas!
Milena Branco