2º artigo do sítio: o trabalho de equipa em sala

Depois de um artigo sobre o papel do educador na creche, chegou a vez de refletir sobre a importância do trabalho de equipa na sala, tanto de creche como em pré-escolar. Para isso recebemos a colaboração de duas colegas, a educadora Liliana Branco e a colega Helena Barbosa a quem o sítio agradece desde já a disponibilidade e empenho, um abraço às duas, 
Milena Branco

Liliana Branco 26 anos, natural de Samora Correia
licenciatura em educação de infância, pela escola superior de educação de Setúbal

Trabalho de equipa em sala

« Ser educador é ser construtor de sonhos e, rapidamente descobri que era mais, muito mais, do que trabalhar com as crianças ou com as suas famílias! Ser educador é trabalhar antes de mais em EQUIPA e, como isso é difícil! Falo da equipa de sala, aquela que trabalha mais directamente connosco, aquelas auxiliares que tantas vezes são menosprezadas e cujo trabalho é desvalorizado ou esquecido… sim essas auxiliares sem as quais o nosso trabalho pedagógico não era possível.
Comecei por trabalhar em educação com apenas 21 anos (e não sou sobredotada não) e fui “líder” duma equipa de 3 pessoas, eu e duas auxiliares (com idade para serem minhas mães claro). Por isto, desde cedo, descobri que a chave para um bom trabalho em equipa era, antes de tudo, a valorização, o envolvimento e o diálogo. É função do educador manter o diálogo constante entre os membros da sua equipa, ter a audácia de ser responsável por tudo o que acontece, fazer aquelas pessoas, tão diferentes umas das outras, serem capazes de seguir um mesmo caminho, com um mesmo objectivo e, juntas alegrarem-se com as vitórias que são de todos!! 
Talvez o facto de conhecer “o outro lado”, ao ter uma mãe auxiliar, me tenha feito perceber a importância de manter um bom trabalho em equipa, ou talvez tenha sido mesmo a vida, que se encarregou de me cruzar com excelentes profissionais, todas diferentes (até ao momento já foram 9 auxiliares) mas cada uma com uma vontade enorme em deixar-se cativar. Sim, como o principezinho, é preciso saber “cativar” todas as personalidades e saber “beber” o que de melhor cada uma delas tem… Se há algum segredo? Acho que não, mas até agora tive 5 equipas diferentes e, cada uma delas ocupou um lugar especial no meu coração e de todas levo o melhor: o empenho e dedicação que tiveram comigo e com o meu trabalho. Há que saber rir, chorar, ouvir, dialogar, até “moldar” a nossa equipa à nossa imagem e semelhança… Mudar pessoas? Não, nada disso… Fazer a nossa equipa perceber que são o nosso espelho, que são os nossos braços direito e esquerdo, a nossa alma… aí sim… notamos uma diferença significativa. Não há nada melhor que chegar e ver o nosso comboio de meninos cantar a nossa música e seguir todas as nossas directrizes… e quando o trabalho é de alguns anos, já não são precisas palavras, à imagem e semelhança dum bom casamento, remamos todos para o mesmo lado e, quando chegamos à meta…. Que sensação boa!
Depois de 5 anos a trabalhar como educadora sei, sinto e creio que desenvolver um bom trabalho em equipa é a chave para um bom trabalho como educadora.»

Para refletir nesta temática o Sítio ouviu a opinião do outro elemento da equipa em ambiente de sala, para tal contámos com a participação da colega ´Helena Barbosa, técnica de apoio à família, natural do Porto

 Liliana Branco: Como se sente enquanto parte duma equipa de sala?
Helena Barbosa: Sinto-me muito bem e completamente integrada na equipa de sala. Somos uma equipa que se baseia no diálogo, na partilha de funções e sobretudo, somos três seres humanos que baseiam o seu trabalho no bem-estar das crianças. 
 Liliana Branco::  Qual pensa ser o seu papel no trabalho de sala?
Helena Barbosa: O papel que penso ter na minha sala é o de ajudar as crianças nas atividades, juntamente com a educadora e a outra auxiliar da sala, arrumar e manter a sala ordenada, ajudar as crianças nas suas tarefas diárias e, acima de tudo, ajudá-las a crescer.
 Liliana Branco:  Na sua experiência profissional, como caracteriza o trabalho em equipa?
Helena Barbosa:  Acho que o trabalho em equipa é fundamental para o crescimento profissional de qualquer pessoa no ativo, e mais ainda, nesta área, pois facilita muito o trabalho com as crianças, pois dividem-se tarefas, poupa-se tempo, enriquece-se a experiencia profissional ouvindo-se e partilhando-se novas ideias, novos conhecimentos e os profissionais aprendem a trabalhar em equipa, o que é fundamental nos dias de hoje.

Refletir, faz-nos entender melhor o caminho percorrido e o que ainda falta percorrer... obrigada às duas pela colaboração, um abraço Milena Branco