A páscoa em instituições de cariz religioso

O sítio da educação vem hoje agradecer às colegas Liliana Branco e Sandrina Alberto, pelas partilhas do excelente trabalho realizado, levando a mensagem da páscoa católica aos seus meninos!

Para que sirvam de inspiração a outras colegas que, tal como elas trabalham em instituições católicas ficam as suas partilhas!

Bem hajam!

A páscoa pela educadora Sandrina Alberto
«Páscoa é a festa mais importante dos católicos e como trabalho numa instituição de cariz religioso, ao longo destas ultimas semanas (a Quaresma), tentamos (todas as salas da instituição)explorar da melhor forma está época tao importante para os católicos. Construímos um caminho até a Quaresma. Todas as semanas exploramos de uma forma simples. 
Na 1ª semana foi representada pelos smiles, as crianças tinham que dizer as coisas boas e más que fazemos aos amigos.» 
















«Na 2ª semana falamos da família que precisam de um tecto. Foi representada pela tenda.»

















«Na 3ª semana foi o poço (história da Samaritana), a água é um bem essencial para a vida. Na sala plantamos um feijão (sem a água o feijão não consegue crescer)
.Na 4ª semana: (milagre do cego) foi representada pelo olho. Na sala fizemos vários jogos para as crianças perceberem que a visão é muito importante e Deus fez este milagre para ajudar o "amigo". »




















«A 5ª semana foi representada pelo coração para representar a amizade. 
Na última semana foi representada pela vela.»



















Algum material adicional para trabalhar esta temática ( pesquisa Sítio da educação)

A Samaritana (veja mais aqui)

























Alegria, Jesus está vivo! - pela educadora Liliana Branco
«Olá! Venho partilhar convosco a prenda da Páscoa que os meus meninos fizeram este ano... Páscoa é mais do que coelhos, do que ovos, do que chocolate... Páscoa é a festa mais importante dos católicos e, trabalhando eu numa instituição de cariz religioso, este ano a nossa prenda foi especial... Através da página Amiguinhos de Deus (que disponibiliza materiais adequados às crianças) fiz uma prenda de Páscoa diferente: Um Jesus!!  no corpo fizemos colagem de pedaços de tecido para fazer a veste e na cabeça colámos cabelo de lã...Se está perfeito? Não, mas foram eles que fizeram tudo! Incluindo o salame de chocolate, afinal Páscoa é também partilha de coisas boas  Partilho convosco o resultado final »

















Material adicional ( pesquisa Sítio da educação, fonte: amiguinhosdedeus,com )



Obrigada colegas mais uma vez, um abraço, Milena Branco