Durante este projeto sobre a primavera vamos andar de mãos dadas a esta porquinha cor de rosa bem simpática, a porquinha peppa será a nossa nova melhor amiga e com ela vamos tentar chamar a primavera!
Na segunda sessão resolvi saber quem se lembrava da história da peppa e o senhor espantalho, como uma das crianças não estava no no dia anterior, resolvi aproveitar para pedir ao grupo para re-contar a história, não faltaram candidatos!
Foram bem sucedidos na sua tarefa e contei ao grupo que em cima das mesas estavam uns cartões com as imagens da história* para nos ajudar a mostrar à Aline a história e as personagens. Cada voluntário foi até à mesa e procurou os cartões na ordem correta e colocou-os junto ao mapa das presenças, pela ordem correta.
A ordem correta...
A porquinha Peppa foi no carro com a mãe porquinha, o pai porquinho e o seu mano Jorge |
Foram a saca do avô e da avõ porquinha |
A Peppa ficou feliz, já podia regar as suas flores sossegada! |
Como são muito observadores dei com eles a re-contar as suas próprias histórias com cartões de imagem
« a galinha... o galo... o pintinho»
Fomos ver a nossa planificação e vimos que:
- queremos semear uma flor
- queremos fazer um espantalho
Amanhã vamos seguir em frente com os nossos planos!
Objetivos gerais da atividade:
- Falar sobre o que viu e ouviu ajuda a criança a utilizar a linguagem oral, usando novos termos e treinando a dicção.
- Os relatos da criança ajudam-na a organizar o seu pensamento no espaço e no tempo em sequências temporais lógicas e corretas.
- Aprender a planificar ajuda a criança a antever a sua acção num espaço de tempo mais próximo.
- Usar o jogo simbólico como forma de aprender diferentes papeis sociais
* cartões com as imagens da história