Estimular na creche


Quando o bebé chega à creche abre-se um mundo novo de estimulação constante, lúdica e afetiva. Hoje venho dedicar este post ás colegas que estão no berçário ou sala de 1 ano, espero que vos seja útil a recolha de propostas de estimulação sensorial e cognitiva aqui apresentadas.




Estimulação sensorial
Existem estímulos em todo o lado e não é necessário grande investimento para ter bons resultados de uma atividade de exploração sensorial.

Esta ideia é prática e envolve poucos recursos, basta envolver os pais ou comunidade local para angariar algumas tiras de tecidos de cor e texturas diferenciadas, depois basta coze-las a uma base de K-line ou cartão duplex. Fixem este jogo numa parede da sala e vejam os resultados!



A estimulação sensorial pode e deve conter jogos de encaixe com ou sem sons, encontrem numa loja perto de vocês uma bola de encaixes de formas diferenciadas, existem até caixas com guizos de tamanhos diferentes para colocar dentro dos orifícios, eles vão adorar!
 Se tiverem à mão alguns tubos largos ou caixas sejam criativos e façam nascer animais e formas divertidas e coloridas, juntem algumas bolas com texturas ou apenas de várias cores e desfrutem deste jogo. 
Este material pode estar fixo na parede ou numa base que se aplica na parede e se guarda depois de utilizado, vai ser um sucesso lowcost!
Outra ideia estimulante que vai agradar aos vossos meninos, arranjem folhas de papel diferentes na texturas e cor, depois embrulhem bolas e balões (pouco cheios) coloque tudo dentro de uma caixa, alguidar o que tiveram à mão e deixe-os descobrir o que ali existe escondido!
 
As sensações de frio, quente, áspero, suave intrigam os bebés, assim como objetos pequenos, assim vamos juntar tudo! Arranjem uma caixa e nela coloquem várias fontes de textura de acordo com a temática a trabalhar, por exemplo os animais. Coloquem uma parte de areia, pedras, lã na cor verde e cubos de gelo. Depois nesses espaços coloque os animais que ai poderiam viver. Outra sugestão para as estações do ano, no outono façam uma caixa com elementos de outono, folhas, pedras, galhos, castanhas enfim sejam criativas eles vão adorar!! Usem aniais feitos em plástico mas num tamanho que a criança não possa engolir.


O jogo de procurar objetos está no topo das perferencias dos mais pequenos assim tentem esconder os vossos animais, bolas, pedaços de tecidos numa caixa cheia com arroz, grão ou pipocas. Esta atividade de ver bem orientada e apenas com grupos de 2 a 3 crianças para que não aconteçam acidentes.


Não podiam faltar as massas de cores, hoje trago-vos uma receita que tem como ingredientes o amaciador de cabelo, farinha maizena e corante alimentar ou tinta não tóxica. 
Coloquem num recipiente 2 copos de Maizena para 1 copo de amaciador depois adicionem a cor que desejarem.

Na próxima atividade podem trabalhar a luz de uma forma divertida, os materiais são básicos, uma caixa de arrumação, um candeiro bola ( que se vende no IKEA por ex.) e algumas peças coloridas, cartões/janelas de papel celofane colorido. Coloque o candeiro ligado debaixo da caixa e vá colocando os cartões e peças em cima da caixa. O ambiente da sala deve estar escurecido.Segure a caixa para evitar acidentes. Eles vão adorar!!


Encaixar, esconder e empilhar!! Vamos jogar.
Sejam criativas e criem os vossos jogos com a finalidade de esconder objetos, usem uma caixa de tamanho médio, forrem com papel de cenário ou craft, decorem a gosto e façam uma entrada  na caixa. Coloquem noutra caixa bolas coloridas e incentivem a criança a dar pápa ao gato!!

Agora encontrem tubos de cartão duplex e usem tinta ou papel autocolante para os colorir. Usem pelas de madeira ( do tipo blocos lógicos para bébés) na mesma cor dos tubos. Fixem  o jogo numa base de madeira e vejam o que acontece. Façam o mesmo jogo mas com base de cor, o material pode ser base de copo forrado com musgamy colorido, depois façam pompons de lá nas mesmas cores e toca a brincar.
 Escolham agora outro tipo de material, as molas da roupa, usem as coloridas é mais engraçado e estimulante, prendam-nas em taças e ajudem os meninos a coloca-las e a retira-las! 








Guardem copos de yogurte e forrem-nos com papel autocolante colorido e façam torres, agrupem por cor, sejam criativos!

 Vamos brincar ao faz de conta!!

Usem bonecas e mostrem às crianças como devem cuidar dos bebés, é divertido dar a pápa, despir as suas roupas ( já que vestir é muito mais difícil...) Se tiverem espaço exterior podem usar as banheiras de brincar e dar banho aos bebés, e até lavar as loucas da casinha!



Ver tudo e todos!

Não pode haver berçário ou sala de creche sem um espelho, ou neste caso, vários espelhos e de várias formas geométricas, usem espelho não cortante, eles vão adorar observar-se e observar os outros!

 

Na ponta dos dedos, na palma da mão!

São muitas as propostas de expressão plástica nestas idade, mas a pintura de dedos e com lápis de cera são muito bem aceites pelas crianças mais novas.


Podem usar um plano horizontal ou vertical.



O que há lá fora?
As crianças mais pequenas necessitam de tocar, cheirar e até provar os objetos que as rodeiam. Assim nada melhor que aproveitar o vosso espaço exterior, Se estiver bom tempo ( Primavera ou verão) deixem a criança explorar a relva , as plantas do exterior da escola, podem encher de água uma banheira de bebé e criar um jogo, colocar e retirar objetos da água /podem ser bolas, peças de lego, ect..  
Se estiverem no outono deixem-nas explorar as folhas caídas no chão, usem a banheira para a encher de folhas , o resto é diversão garantida!!!
Foto Mustela



GUGU DÀDÀ- vamos aprender a falar!

A linguagem dos bebés está sempre a evoluir, todos os dias eles descobrem sons e palavras novas, em breve associam sons a imagens e estas a figuras tridimensionais. Introduzam ficheiros de imagens aproveitando as temáticas abordadas  na sala ( sejam aqui um post sobre desenvolvimento da linguagem)

Para crianças mais crescidas (12-24 meses) podem associar a imagem ao objeto, façam-no usando os animais de plástico, os objetos da casinha ect..

 
Imagens retiradas da página Montessori para mamãs- Brasil, 2015

A creche é um mundo fantástico onde todos os dias são diferentes e ricos em evidências do desenvolvimento e crescimento dos nossos meninos! Bom ano letivo e boas práticas!!

Até breve e bom trabalho!!
Ed. Milena Branco