Todas as histórias têm «maus»


















Os vilões são tão importantes como os heróis das histórias infantis!

As histórias infantis fazem parte do nosso dia a dia nas salas de creche e/ou de jardim de infância, elas existem nas nossas bibliotecas ou chegam-nos diáriamente de casa dos nossos meninos.

Geralmente aprofundamos a lição que os herois nos vêm ensinar, mas quantos de nós dão importantcia aos « maus da história»??
(...)«Percebemos que há uma simbologia envolvida em todos os contos infantis que existem, sempre uma moral integrada e perspicaz onde de maneira indireta ou direta é incorporada na história agregando de alguma forma conhecimentos e culturas para o leitor ou ouvinte.
No entanto, nem sempre tudo são flores nos reinos dos contos de fadas. Como SCARDUA (2009) diz: “os Contos de Fadas, de forma alguma estes falam de paraísos livres do mal ou da vitória incontestável do bem”.
Sempre há no clímax da história um pouco de sofrimento e medo que o personagem passa, seja por uma floresta escura, sejam por animais devoradores, ou por indivíduos de índoles duvidosas como madrastas, bruxas, poções e magias. Independentes das individualidades dos vilões, todos representam as maldades e perigos que o mundo pode provocar. Assim relacionamos o ponto central de qualquer conto infantil que é de transmitir uma lição de moral para um mundo melhor para a criança, compactuando com o que já foi dito por BETTELHEIM (2002) sobre a preparação da criança para um indivíduo adulto mais realista e preparado para as adversidades.(...)»

Jullyana Karla da Silva Nascimento e Felipe de Araújo Nascimento

Andamos ás voltas com as duas histórias, «os 3 porquinhos» e «os 3 ursinhos e a caracois dourados» já tinhamos falado de quase tudo faltava mesmo saber quem são os maus da fita!!

«É o lobo!!» diz o samuel!! « «Quer comer os porquinhos todos!!»
« na história dos ursinhos a menina fez disparates!!» diz a Inês

Estão identificados os vilões da história agora só falta fazer o nosso registo!!

Atividade: 
  • Desenho com colagem das personagens da história


Objetivo:
  • Identificar o vilão da história
  • Recontar as atitudes incorretas praticadas pelo vilão
  • recontar qual o castigo para o vilão em cada história

Material:
  • Marcadores
  • restos de feltro preto ou castanho
  • cola uhu liquida
  • papel manteiga
  • serpentinas amarelas
Vejam como foi:

A colagem do pêlo no lobo
« Ele está a trás das ervas!»
disse a Nair enquanto desenha:)

A Ana prefere desenhar a meninas dos caracóis dourados
mas a cola agarra-lhe os dedos e ela
fica aflita:)

«Fiz o lobo e os porquinhos só falta fazer
o pequenino» Diz o Martim, ainda
dizem que não se trabalha matemática na creche
(sala2-3 anos)

A menina dos caracóis dourados desenhada pela Ana:)

Na próxima semana está agendada a hora do conto mas para isso tivemosd e delinear uma nova planificação vejam como ficou:


  • Elaborar um convite para a sala 9 para ouvir o nosso conto ( organizado pela estagiária Andreia)

    • elaborar um cartaz de divulgação da hora do conto na nossa sala ( organizado pela estagiária Elena)
    • construir um livro grande do conto « os 3 ursinhos e a caracóis dourados»
    Não percam as novidades!!