imagem retirada do sítio http://cmeimiguelarraes.blogspot.pt/ |
No passado dia 2 de abril a minha escola comemorou o dia mundial de consciencialização em relação ao autismo, eu estava longe de saber que a minha sala se iria encher de uma nova riqueza... um sorriso tímido e um olhar algo distante faria despertar uma nova amizade!
Agora só quero saber como ajudar o Santiago S. a sentir-se feliz na sua nova escola, com os seus novos amigos e tranquilizar a sua família nesta nova aventura que agora começa!!
Ando frenéticamnte à procura de saber mais sobre estes meninos e tenho feito descobertas maravilhosas que hoje quero partilhar convosco!
Encontrei a tese de mestrado da educadora ELSA RAQUEL ABREU FERREIRA DA SILVA
OLIVEIRA sobre a temática A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NO PRÉ-
ESCOLAR ATITUDES DOS EDUCADORES ( que podem ler na íntegra aqui)
«Atualmente ter uma criança autista já não é tão penoso como há uns anos atrás.
Uma forma de tratamento universal do Autismo é a educação e a sua intervenção precoce,
que poderá ajudar este tipo de crianças a ter uma vida mais feliz. Assim, o educador de infância terá como objetivos desenvolver ao máximo as competências, favorecer um equilíbrio pessoal o mais harmonioso possível, fomentar o bem-estar emocional, e mostrar -
lhes que o mundo humano está repleto de relações significativas.
O Docente deve sistematizar e organizar os métodos de ensino com a finalidade de
ensinar de forma eficaz. Os estímulos condicionantes têm de ser previstos concretamente
em função do objetivo que se pretende atingir, para uma determinada tarefa. Com a
finalidade a atingir estes objetivos podemos pôr em prática as seguintes atitudes:
- não trabalhar muitos aspetos ao mesmo tempo. (Escolha de prioridades)
- a linguagem utilizada deve ser clara e precisa, sempre acompanhada por uma postura calma;
- estabelecer rotinas simples e ser consistente ao trabalhar comportamentos
particulares;
- a comunicação entre todos os envolvidos na educação da criança tem de ser
contínua – todos devem usar as mesmas regras;
- utilizar uma postura calma e divertida (sempre que possível) para lidar com os
comportamentos inadequados;
- quando a intervenção e confrontação se tornar necessária, certificar-se de que é
capaz de o controlar com sucesso;
- ser cuidadoso para não reforçar comportamentos indesejáveis. Por exemplo gritar e
ficar zangado pode constituir uma recompensa se o resultado for uma maior atenção
por parte do educador;
- dividir todas as tarefas e comportamentos a serem trabalhados, em passos muito
pequenos;
- ser paciente e persistente pois o comportamento demora a mudar;
- pedir ajuda sempre que for necessário e partilhar as dificuldades;
- ter em conta sempre os aspetos positivos e não olhar só para os problemas. (...)»
in, tese de mestrado da educadora ELSA RAQUEL ABREU FERREIRA DA SILVA
OLIVEIRA sobre a temática A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NO PRÉ-
ESCOLAR ATITUDES DOS EDUCADORES ( que podem ler na íntegra aqui)
Eu já tomei as minhas notas e a primeira ideia que me foi sugerida pela colega Isabel Branco, foi o mapa de rotinas para que o Santiago S. saiba exatamente como será o seu dia, e para que comunique quais as atividades que mais interesse lhe despertam!! Não percam o passo a passo em breve no Sítio da educação!