Mais uma semana e a nossa estagiária Geca está de volta!
Hoje o nosso dia começou com a avaliação das tarefas da semana passada, registámos o que fizémos e o que ainda temos que fazer durante esta semana:
- O que já fizemos na semana passada:
* Temos peixinhos novos ( foi a mãe da Inês O. que nos ofereceu)
* Escolhemos o trabalho de Outubro que mais gostámos ( avaliação do portfólio)
* Já conhecemos a história da Maria Castanha ( ouvimos a história e fizemos o teatro)
* Começámos a elaborar a nossa Castanha especial ( para oferecer aos pais no dia de Sº Martinho)
* Esponjamos uma cartolina com carimbos de ouriço para colar a castanha especial ( todos colaboraram menos o Isaac e o Martim)
* Registámos o que já sabemos sobre o Sº Martinho ( registo em Teia)
* Criámos símbolos especiais para o mapa das presenças ( para o dia dos anos dos amigos + aula de compasso + dia do pijama)
* Vimos o livro do dia do pijama deste ano ( observamos as ilustrações e reconhecemos alguns personagens, a Maria + Milú + Quincas, reparámos que existem + 2 meninos na história)
* Afixamos o poster do dia do pijama no painel da sala para os pais verem
- O que vamos fazer esta semana:
* Terminar a Castanha especial ( meninos que faltaram ou que não terminaram na 6ªf )
* Fazer uma castanha para decorar a sala ( mini- projeto da Aline+ Matilde+Ana )
* Pintar um painel para decorar a banca da venda das castanhas no dia de Sº Martinho ( pintura elab. pela Maria+Taísia+Lara )
* Brincar aos vendedores de castanhas e fazer uma banca na porta que dá para a rua ( Vir caracterizados de casa com um disfarce ou um adereço)
* Elaborar o porquinho mealheiro ( para guardar as moedas que estamos a juntar para: comprar a revista do PANDA e para a TARTARUGA - projeto para fazer com a Francisca + Aline + Samuel)
* Ouvir a História do Dia do Pijama ( levar as casinhas para casa - para fazer com os pais)
* Fazer compasso ( prof. Sara) + Inglês ( Teacher Tânia)
* Brincar nos cantinhos
Depois de preencher os mapas de presenças e do tempo foi hora de colocar mãos à obra e iniciar as tarefas, colocando no mapa de atividades o seu cartão para a Milena saber o que cada um anda a fazer. Vejam como foi!
Os meninos que faltaram na semana passada apressaram-se a realizar a sua Castanha especial! Usaram o mesmo molde dos amigos e deram vida à Maria Castanha! |
Exibem orgulhosas a primeira parte do seu projeto!! |
Recorrem à Geca e pedem ajuda para fazer uns cabelos à sua castanha. Discutem as cores da lã e decidem usá-las a todas! Usam agora a cola liquida com o apoio da Geca. |
A colar com força!!! |
A colar as mãos no local certo. Chamam-me novamente, querem que eu veja se está bonito! Questiono sobre a cor das mãos e do resto do corpo... Dizem apressadas que ainda falta pintar de castanho! |
Chegam reforços a este projeto! A Yara junta-se ao grupo e ajuda a colorir as mãos da castanha usando os lápis de cera com a Matilde. |
As tarefas da manhã estão quase terminadas e enquanto eu chamo o grupo que fez a castanha grande vejo que algumas crianças já estão a arrumar a sala para se poderem colocar as camas! |
Iniciamos o registo sobre a divisão das tarefas, materiais e tenicas usadas
Rabisco uma tabela numa folha de papel com as seguintes questões:
- Tarefa ( designamos o que fizeram)
- Quem ( quem a realizou e quem ajudou)
- Como ( materiais utilizados e as técnicas usadas)
Enquanto preenchemos os quadros recebo algumas queixas... « A Lara não me deixava fazer...» « a Inês cortou tudo sozinha... » reflectimos sobre isso e conversamos. «Temos de ouvir» e « não podemos mandar nas tarefas dos amigos»,« temos de ajudar!» , são as conclusões a reter!
Por fim temos de dar um nome à Castanha grande: « Chama-se Milena Castanha!!» Respondem em coro!!!
A manhã termina animada na sala 12!