Mini projetos de sala - planificação, execusão e reflexão!



Mais uma semana e a nossa estagiária Geca está de volta!
Hoje o nosso dia começou com a avaliação das tarefas da semana passada, registámos o que fizémos e o que ainda temos que fazer durante esta semana:


  • O que já fizemos na semana passada:
* Temos peixinhos novos ( foi a mãe da Inês O. que nos ofereceu)
* Escolhemos o trabalho de Outubro que mais gostámos ( avaliação do portfólio)
* Já conhecemos a história da Maria Castanha ( ouvimos a história e fizemos o teatro)
* Começámos a elaborar a nossa Castanha especial ( para oferecer aos pais no dia de Sº Martinho)
* Esponjamos uma cartolina com carimbos de ouriço para colar a castanha especial ( todos colaboraram menos o Isaac e o Martim)
* Registámos o que já sabemos sobre o Sº Martinho ( registo em Teia)
* Criámos símbolos especiais para o mapa das presenças ( para o dia dos anos dos amigos + aula de compasso + dia do pijama)
* Vimos o livro do dia do pijama deste ano ( observamos as ilustrações e reconhecemos alguns personagens, a Maria + Milú + Quincas, reparámos que existem + 2 meninos na história)
* Afixamos o poster do dia do pijama no painel da sala para os pais verem

  • O que vamos fazer esta semana:
* Terminar a Castanha especial ( meninos que faltaram ou que não terminaram na 6ªf )
* Fazer uma castanha para decorar a sala ( mini- projeto da Aline+ Matilde+Ana )
* Pintar um painel para decorar a banca da venda das castanhas no dia de Sº Martinho (  pintura elab. pela Maria+Taísia+Lara )
* Brincar aos vendedores de castanhas e fazer uma banca na porta que dá para a rua ( Vir caracterizados de casa com um disfarce ou um adereço)
* Elaborar o porquinho mealheiro ( para guardar as moedas que estamos a juntar para: comprar a revista do PANDA e para a TARTARUGA - projeto para fazer com a Francisca + Aline + Samuel)
* Ouvir a História do Dia do Pijama ( levar as casinhas para casa - para fazer com os pais)
* Fazer compasso ( prof. Sara) + Inglês ( Teacher Tânia)
* Brincar nos cantinhos


Depois de preencher os mapas de presenças e do tempo foi hora de colocar mãos à obra e iniciar as tarefas, colocando no mapa de atividades o seu cartão para a Milena saber o que cada um anda a fazer. Vejam como foi!

Os meninos que faltaram na semana passada apressaram-se a realizar a sua Castanha
especial! Usaram o mesmo molde dos amigos e deram vida à Maria Castanha!

A Lara e a Maria ficaram responsáveis por realizar um painel decorativo para a banca da venda de
castanhas e escolheram fazer uma pintura sobre a História da Maria Castanha!
Este trabalho decorreu em auto- gestão das crianças , a nossa estagiária abriu os boiões de tinta escolhidos
pelas duas meninas e estas trataram do resto!
( pintaram e no final recolheram os pincéis para a pia do WC, a Milena limpou o chão com a esfregona
porque tinha muitos pingos de tinta)

O nosso Tomás também esteve a fazer um desenho para oferecer aos pais no dia de Sº Martinho
como já consegue rabiscar com lápis tentámos fazer o mesmo usando as canetas de feltro.
Foi um sucesso, boa Tomás!
Noutra mesa a ALine, a Ana e a Inês iniciam os trabalhos para fazer a castanha e decorar a nossa sala.
Escolhem os materiais e pedem-me ajuda para desenhar uma castanha numa cartolina.
A estagiária Geca fica por perto para oferecer ajuda se necessário.
Decidem usar os moldes ampliados que usaram nas castanhas mais pequenas e recolhem cola e tesoura.
Procuram lápis de cera de cor castanha mas não encontram essa cor, correm à sala da ed. Tânia para pedir uns emprestados.

Exibem orgulhosas a primeira parte do seu projeto!!

Recorrem à Geca e pedem ajuda para fazer uns cabelos à sua castanha.
Discutem as cores da lã e decidem usá-las a todas!
Usam agora a cola liquida com o apoio da Geca.

A colar com força!!!

Mais um promenor, faltam braços e mãos!
Precisam de ideias e chamam-me ( eu estava a trabalhar noutra mesa com o Tomás)
Não se entendem quanto à forma de desenhar as mãos, dou-lhes uma dica, «podem desenhar à volta das vossas mãos!»
Duas voluntárias, Matilde e Ana e a Inês inicia o recorte com muito cuidado!

A colar as mãos no local certo.
Chamam-me novamente, querem que eu veja se está bonito!
Questiono sobre a cor das mãos e do resto do corpo...
Dizem apressadas que ainda falta pintar de castanho!

Chegam reforços a este projeto!
A Yara junta-se ao grupo e ajuda a colorir as mãos da castanha usando os lápis de cera com a Matilde.

As tarefas da manhã estão quase terminadas e enquanto eu chamo o grupo que fez a castanha grande vejo que
algumas crianças já estão a arrumar a sala para se poderem colocar as camas!

Iniciamos o registo sobre a divisão das tarefas, materiais e tenicas usadas
Rabisco uma tabela numa folha de papel com as seguintes questões:

  • Tarefa ( designamos o que fizeram)
  • Quem ( quem a realizou e quem ajudou)
  • Como ( materiais utilizados e as técnicas usadas)

Enquanto preenchemos os quadros recebo algumas queixas... « A Lara não me deixava fazer...» « a Inês cortou tudo sozinha... » reflectimos sobre isso e conversamos. «Temos de ouvir» e « não podemos mandar nas tarefas dos amigos»,«  temos de ajudar!» , são as conclusões a reter!

Por fim temos de dar um nome à Castanha grande: « Chama-se Milena Castanha!!» Respondem em coro!!!

A manhã termina animada na sala 12!