Com o final do ano letivo chega a altura de refletir e avaliar o percurso, tanto das crianças como dos educadores e das suas práticas.
Esta avaliação pode ser conduzida de várias formas e com várias técnicas, mas todas elas devem desaguar numa profunda reflexão sobre a sua prática construtiva e condutora de saberes.
Avaliar no contexto de creche ou jardim de infância é ir além do observável, da leitura de tabelas...
Avaliar deve ter uma finalidade construtiva tanto para a criança, como para o seu educador. Esta é a oportunidade de verificar se os objetivos inicialmente traçados para esta ou aquela criança foram os mais corretos, se a forma como conduzimos a nossa prática foi a mais proveitosa para aquele grupo de crianças, será que serviu os seus interesses?
As estratégias foram audazes? As planificações foram reflexivas o suficiente para dar ouvidos ao grupo?
O que poderia alterar?
Assim, o processo avaliativo deve «rever os objetivos e planejar atividades adequadas, dando assim um real ponto de partida para esta observação. Torna-se necessário ao educador construir conhecimentos e refletir sobre o processo avaliativo formal na Educação Infantil.» (Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/42523/importancia-da-avaliacao-na-educacao-infantil#ixzz3eFps9Pea)
Quando se avalia a criança, avalia-se um ser individual, mas social ao mesmo tempo, ou seja, avalia-se o o lado holístico da criança, o que transmite e incute no educador a responsabilidade de desenvolver um processo educativo de forma a melhorar as aprendizagens das crianças valorizando cada vez mais as suas práticas educativas e meios de avaliação continua.
Maria, na avaliação individual do seu portfólio |
«Por estes motivos, poderemos dizer que a avaliação não deverá ser vista nem encarada como um processo que se realiza independentemente do processo de ensino aprendizagem; pelo contrário, a avaliação não poderá nem deverá ser separada deste e muito menos do contexto educativo e dos seus principais intervenientes, ou seja, as crianças. Assim, poderemos dizer que a avaliação é uma parte integrante e fundamental do processo de ensino-aprendizagem.(fonte:https://repositorium.sdum.uminho.pt)
A pensar em cada um destes pontos a equipa educativa do Sítio da educação redobrou cuidados ao criar espaços de notas organizadas ao longo de todo o ano letivo, para refletir no desenvolvimento individual das crianças tal como na própria prática educativa.
A nossa agenda conta com um separador destinado à reflexão e avaliação das nossas crianças.
Uma grelha de dupla entrada dividida por áreas de conteúdo ou domínios, aqui podem tomar notas das conquistas ou traçar objetivos a cumprir no PI (plano individual), PAI (plano de acolhimento inicial) ou outros documentos que a vossa escola ou agrupamento exijam.
Com toda a informação anual registada será mais fácil redigir a vossa avaliação final.
Outro dos nossos separadores refere-se à planificação e reflexão mensal sobre a nossa prática educativa.
Nova tabela de dupla entrada organizada por áreas ou domínios, objetivos específicos, atividades a desenvolver e os recursos a utilizar. Aqui podemos traçar metas, e formas de as atingir.
Depois devemos refletir sobre a forma como desenvolvemos as temáticas de cada mês.
No final do ano letivo, as vossas anotações estão guardadas num mesmo documento (a agenda) e este poderá servir de apoio na redacção do documento de avaliação final da prática do educador. Serve também de rampa de lançamento para traçar novas metas, alterar estratégias e alguns procedimentos no arranque do novo ano letivo.
Um dos objetivos da existência da nossa agenda prende-se com a comodidade de poder compilar vários tipos de informação ao longo do ano letivo no mesmo instrumento, servindo também de memória futura, podendo recuar no tempo e realizar consultas nesta que pode ser uma agenda/portfólio do vosso trabalho.
Se ainda não tem a nova Agenda Sítio da educação pode realizar a sua encomenda aqui e recebe-la em sua casa.
Educadora Milena Branco
A nossa agenda conta com um separador destinado à reflexão e avaliação das nossas crianças.
Uma grelha de dupla entrada dividida por áreas de conteúdo ou domínios, aqui podem tomar notas das conquistas ou traçar objetivos a cumprir no PI (plano individual), PAI (plano de acolhimento inicial) ou outros documentos que a vossa escola ou agrupamento exijam.
Com toda a informação anual registada será mais fácil redigir a vossa avaliação final.
Outro dos nossos separadores refere-se à planificação e reflexão mensal sobre a nossa prática educativa.
Nova tabela de dupla entrada organizada por áreas ou domínios, objetivos específicos, atividades a desenvolver e os recursos a utilizar. Aqui podemos traçar metas, e formas de as atingir.
Depois devemos refletir sobre a forma como desenvolvemos as temáticas de cada mês.
No final do ano letivo, as vossas anotações estão guardadas num mesmo documento (a agenda) e este poderá servir de apoio na redacção do documento de avaliação final da prática do educador. Serve também de rampa de lançamento para traçar novas metas, alterar estratégias e alguns procedimentos no arranque do novo ano letivo.
Um dos objetivos da existência da nossa agenda prende-se com a comodidade de poder compilar vários tipos de informação ao longo do ano letivo no mesmo instrumento, servindo também de memória futura, podendo recuar no tempo e realizar consultas nesta que pode ser uma agenda/portfólio do vosso trabalho.
Se ainda não tem a nova Agenda Sítio da educação pode realizar a sua encomenda aqui e recebe-la em sua casa.
Educadora Milena Branco