Hoje apresento-vos o próximo passo na elaboração do nosso portfólio de aprendizagem a planificação. O momento em que planeamos todos os passos a dar e construirmos a nossa linha do tempo, com a qual assinamos o compromisso pessoal e profissional que nos irá fornecer as linhas orientadoras desta nova aventura.
Tendo como objetivo principal a criação de «uma coleção de itens que revele, conforme o tempo passa, os diferentes aspetos de crescimento e do desenvolvimento de cada criança» (Shores e Grece, 2001, citados por Parente,2004) foi pensada a criação de um portfólio de aprendizagem para colocar em prática no próximo ano letivo na minha sala de jardim de infância (com um grupo de crianças de 4 e 5 anos).
Assumindo o portfólio como elemento crucial no processo de avaliação e do conhecimento holístico da criança e da sua aprendizagem seguem-se descritos os seguintes pontos referentes à planificação do portfólio para o ano letivo 2015/2016.
- Definir os parceiros na execução do portfólio
Todos os envolvidos no processo, a educadora de sala, a criança (numa forma individual e coletiva), as famílias, as colegas das atividades extra-curriculares (se houver troca de atividades e de experiências enriquecedoras para a criança e/ou grupo) e outros que possam ter um papel importante para a criança.
- Definir a linha do tempo
Podemos criar uma tabela a fim de tomar nota de cada tarefa, do objetivo pretendido referente a ela e a calendarização.
O que fazer
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Para quê?
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Quando?
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Recolher amostras de trabalhos da
criança :
diversos
registos escritos, os sinais e símbolos que as crianças criam, lista de
livros lidos; pinturas, desenhos, colagens e trabalhos realizados com recurso
a tesouras; as histórias, gravações áudio de histórias lidas e contadas; as
experiências que as crianças realizam; fotografias –
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Para
recolher manifestações das aprendizagens das crianças.
Para
preservar e, posteriormente, apresentar informações sobre o que as crianças
estão a aprender de experiências e de projectos, de trabalhos em três
dimensões, – etc
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1xmês
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Desenho para a criança representar
a sua evolução
Convidar
a criança a desenhar-se em diversos momentos do ano letivo.
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Depois
de observar os desenhos a criança discute semelhanças, diferenças e identifica as
mudanças que ocorreram nas imagens desenhadas.
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Setembro
Abril
Julho
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Reuniões com a Criança
-Para envolver
as crianças na construção/organização e reflexão do seu portefólio de aprendizagem
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Falar com as
crianças sobre o portefólio explicar-lhe
o que é, porque se realiza, como pode participar e dar tempo à criança para
que possa pôr questões. Pode usar a analogia «registar o teu crescimento»
Dar à criança a oportunidade de dizer o que não deseja incluir no seu portfólio preservando a esfera intima da criança.
Encorajar a
criança a escolher amostras e trabalhos e procurar encontrar formas de manter essas evidências organizadas criando separadores que respondam ás intenções da criança e do educador.
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1x/mês e sempre que for oportuno
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Observações
e registos
-Registo escrito
feito pela educadora com a criança sobre: as preferências da criança na sala, as características da criança, as atividade que realizou ect..
-Registo de
apreciação da educadora sobre o modo como a criança realizou o trabalho
Registo de ocorrências significativas
-Registo formal
de avaliação da criança,designado por reflexão da educadora
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Registar as evidências de aprendizagem e crescimento da criança, tendo como base as suas experiências e preferências
Estas observações devem ser não invasivas ás produções da criança, num sistema de post it ou grelha própria criada para esse efeito.
Momento reservada para a reflexão da educadora sobre os comentários da criança face a determinada evidência.
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1xmês
sempre que for oportuno
Sempre que a criança reflete sobre uma evidência
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Entrevista
à Criança
(Fazer
posteriormente análise do seu conteúdo)
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Colocar algumas
questões de modo informal, nomeadamente, pedindo à criança para falar sobre o
que está a construir ou colocando questões específicas sobre o que a criança
está a realizar ou realizou.
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ocasional
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Conversar
com a criança sobre o que ela está a fazer quando realiza
qualquer atividade.
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.Registar as dificuldades e/ou capacidades, áreas fortes,/constrangimentos ou outros observações relevantes.
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ocasional
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Tirar
fotografias em atividades significativas observadas
(envolvimento; conquistas; dificuldades; etc.)
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Facultar as imagens à criança para que ela as possa também incluir nas suas amostras.
Ou pode o educador reservar essas imagens para fortalecer s suas observações e reflexões.
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ocasional
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Conferências com os Pais
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Para
análise do portefólio e
para a avaliação das atividades realizadas pela criança
Para
trocas de informações, partilha de pontos de vista e discussão que ajudam a
conhecer melhor cada criança
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3 momento de avaliação
ou sempre que for necessário
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Convidar os pais
a mandar fotografias de atividades realizadas em família ou outras observações
que considerem relevantes
Registos de acontecimentos
interessantes e/ou engraçados
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Para envolver as famílias no processo educativo e de crescimento da criança
Registar a reacção da família face ás produções/tarefas e projetos de sala expostos nos painéis expositivos da sala.
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ocasional
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Questionário dirigido aos pais no
início do ano
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com o objetivo de obter informações que os pais considerem relevantes sobre os seus filhos
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Setembro
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Envio do portfólio para a família
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Para a partilha das evidências recolhidas, apresentação de resultados, ect..
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3 momentos de avaliação
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Decoração do portfólio
| .Escolha a decoração da capa do portfólio, elaboração de separadores, ect.... | ao longo do ano |
Nota: Esta grelha é meramente um exemplo
No próximo post irei partilhar convosco a definição dos conteúdos do portfólio de aprendizagem e a sua estrutura organizacional.
Milena Branco
Conheçam também a nossa agenda Sítio da Educação para o novo ano letivo 2015/2016
http://sitiodaeducacao.blogspot.pt/p/agenda-sitio-da-educacao-2015-2016.html