O outono está a chegar!

Para celebrar a chegada do outono levei aos frescos uma história em formato powerpoint « A galinha ruiva e o Outono» para tentar fazer desabrochar ideias para trabalhar a mudança de estação e o regresso ao projeto da Horta, venham ver o que andamos a magicar!





Logo surgiram os desenhos de registo da história e a ideia de convidar alguns amigos para a ouvir também. Discutimos a forma como iríamos apresenta-la e resolvemos usar fantoches.  Em conjunto elaborámos a planificação semanal ( que nos irá ocupar durante duas semanas) e por fim colocámos mãos à obra e demos inicio aos trabalhos!


A mãe do Manuel ofereceu-nos folhas de musgamy e decidimos usar esse material na técnica de decalque, recorte e colagem.
A Francisca desenhou os moldes em folhas de papel vegetal (papel mágico) depois passou a silhueta na folha de musgamy.


Os frescos responsáveis por esta tarefa recortaram e  montaram os pormenores, mas recortar este material foi um desafio!



Assim nasceram as personagens da história, o porco, o gato...


A galinha ruiva...



O cão...



E os pintainhos. Alguns dos frescos não conseguem usar bem a tesoura e os frescos mais velhos logo se aprontam a ajudar! Assim os frescos de 5 anos ajudam os de 3 e 4 é fantástico!


Noutro projeto andamos a dedicar-nos à canção do outono, uma nova canção da amiga Alda Casqueira Fernandes ( cujo trabalho podem acompanhar no canal oficial do youtube)



Numa grande folha de papel escrevemos os conteúdos da canção:

Outono
  • Vento
  • Chuva
  •  Frio fresquinho
  • Casaco
  • Folhas secas
  • Árvores sem folhas
Assim os frescos dividiram-se em trabalhos de desenho individuais e em pequeno grupo! Com marcadores cada um à sua maneira tentou retratar esses conteúdos registados.



uns desenharam a casa, o vento e a árvore com folhas secas, outros apostaram só num elemento, como a chuva por exemplo!


No tapete o grupo decidiu encher a folha com muito outono!!


No próximo post mostro como estão a decorrer este e outros projetos na nossa sala, não nos percam de vista!!

Até breve, Ed. Milena Branco