Natal ao cubo - trabalhando com as famílias!


Como sabem as nossas reuniões matinais servem para «mostrar, falar e planificar» os nossos dias. Assim foi numa manhã de Dezembro,  a Lara trouxe um saco cheio de cubos de esferovite que a mãe lhe deu! Vejam no que deu tal apresentação!!



A mãe da Lara trabalho num armazém e ás vezes arranja material muito interessante que a Lara faz questão de partilhar com os colegas!!


Nesta manhã a Lara explicou o que são cubos, « parecem quadrados mas são mais cheios...» depois a Milena explicou que este é um sólido geométrico, composto por seis faces quadradas!  Explorámos diferentes objetos que conhecemos que têm esta forma, como os dados, por exemplo!!




Cada menino observou este sólido geométricomuito atentamente, ouvindo as explicações da Lara e da Milena.


Depois a Lara comentou que «os presentes de natal também são cubos!» e eu agarrei essa ideia e desafiei os frescos a pensar noutras coisas de natal que podemos fazer com cubos!!
Fomos ao computador investigar.... e descobrimos que um cubo se pode transformar em muitas coisas de natal!!
Num boneco de neve...

numa rena ...

em coisas de natal, botas, pinheiros....

enfeites para a árvore de natal...
as ideias eram muitas e decidimos escrever uma carta aos pais...


«Pais, na nossa escola irá decorrer a tradicional decoração dos corredores pelas famílias, este ano tivemos uma ideia para fazer do nosso natal, um natal ao cubo!!!

Vamos levar para casas um cubo e transforma-lo em decorações típicas de natal, aceitam o desafio?
Obrigada,contamos convosco| 
assinado, os meninos da sala 12»

Assim começaram a chegar à sala e à nossa página do facebook os fantásticos trabalhos realizados pelas familias!! vejam só!!


Decorações para  a árvore! Yara


Sorriso bem disposto. Marta


Pai Natal .Ji

Um presente brilhante. Lourenço

Arena rodolfo e o pai natal. Taísia

Pai natal. Pedro.

Prendas e boneco de neve! Leonor

pai natal. Isaac

Boneco de neve. Rafaela

A rena. SAmuel

Mais renas. Maria

decorações para a árvore. Inês P.

A mentora do projeto fez decorações para a árvore. Lara

Decorações de natal, pai natal e o rodolfo. Ana

Boneco de neve. Manuel


boneco de neve. Tomás

Pai natal. Lourenço

prsentes. Santiago

Pai natal. Martim

Algumas familias partilharam na nossa página do facebook os trabalhos de cada!!
Ana muito feliz com o resultado fiual!


A inês P. a trabalhar com a mana Luana!!


Trabalhar com as familias na escola é sempre um prazer..Desenvolve todas as áreas curriculares mas uma sobressai entre todas as outras, falo da área da formação pessoal e social, onde se  desenvolvem competências fundamentais na formação social, democrática e familiar de cada uma das nossas crianças.

Quando as crianças aprendem a ter iniciativa, a pensar sobre as situações e a desafiar a sua criatividade artística e intelectual é importante que as familias lhes possam dar apoio, reforçando a sua intencionalidade educativa, acompanhando de perto estes projetos e até mesmo colocando as mãos na massa lado a lado com a criança.Assim a identidade familiar desta, a sua auto estima e sentido de pertença a uma grupo alargado de pares desenvolve-se e a criança cresce de forma equilibrada e harmoniosa como é nosso objetivo « promover o desenvolvimento global da criança de forma harmoniosa dentro e fora da sala do jardim de infância» ( Plano Curricular de sala 2015-2016)