Natal matemático - calendário do advento!


O mês de Dezembro está a chegar e com ele chega a maior das festividades, o NATAL!!!
já temos planos para esse acontecimento e vamos  iniciar a contagem até ao grande dia, venham ver como a planeamos e executamos!!



Elaborámos um plano para organizar as nossas decorações e contagem até ao dia de natal,. Decidimos realizar, como no ano passado, um calendário de advento para saber quantos dias faltam até ao natal!

observamos o calendário e contámos 25 dias até ao natal , iniciando a contagem no dia 1 deste mês.Depois contámos os amigos da sala e contámos 23  meninos mais a Milena e a Francisca somos 25!!
Assim decidimos que cada um de nós poderia realizar uma decoração para cada dia do nosso calendário!!!

realizamos um regito com desenhos das decorações que nos fazem lembrar o natal e ficou assim!!



A Taísia e o Manuel resolveram fazer bonecos de neve e procuraram nos nossos ficheiros de ideias
 ( eu tenho alguns dossiers de ideias de trabalhos manuais que vou recolhendo, ou que os meninos trazem de casa, estão agrupados por temáticas ) e resolveram usar o papel higiénico e uns sacos de plástico para o seu projeto, umas tampinhas coloridas, lãs e papel crepe!



A Maria, a Lara desafiaram a pequena Rafaela a participar na elaboração dos corações. Usaram um molde de cartolina, recortaram e com um furador abriram caminhos para uns enfiamentos com fio prateado... aqui todos se ajudam e como a Rafaela não consegue fazer enfiamentos resolveram dar-lhe papeis para ela colar.


O grupo dos rapazes realizou os pinheiros de natal, usaram um molde de cartolina verde e depois cada um fez um pinheiro divertido usando papel crepe, desenho, bolinhas de feltro entre outras coisas...


E porque não há natal sem presentes a Inês P. e a Bárbara realizaram presentes com retangulos de cartão e papel de embrulho e aproveitaram uma fita de natal que estava na caixa das fitas ( na sala guardo caixas com diferentes materiais, fitas, botões, restos de feltro e musgamy entre lãs e outras coisas)


O natal «é do menino Jesus e do pai natal!» Disee e muito bem o nosso Leonel que se juntou ao FRancisco para realizar o pai natal! Usaram um molde de cartolina e decoraram com colagem de algodão, bolinhas de feltro e até fizeram um pompom de lã para o barrete!!!



Não foi tarefa fácil mas conseguiram!!!



Para fazer um linndo sorriso usaram um limpa cachimbo vermelho!

Ficaram bem catitas!!



A Inês O. fez uma coroa de natal, usou um molde de cartolina e decorou com restos de musgamy dourado!Ainda colou um laço de musgamy que a mãe do Manuel nos ofereceu ( a mãe do Manuel tem uma retrosaria e ás vezes oferece á sala alguns elementos decorativos e materiais)


O Tomás também trabalhou para o nosso calendário, e com uma digitinta decorou a sua coroa de natal!

As estrelas ficaram a cargo do Ji, da Joana e da Leonor, usaram diferentes moldes de escrela (estrela comum e estrela cadente) e decoraram com colagens de diversos materiais!


Depois de uma semana de trabalhos o nosso calendário de advento está pronto para começar a ser utilizado!!


Agora era preciso encontrar um marcador para contar os dias, e como o natal é o nascimento do menino Jesus resolvemos fazer uma mola com o berço e o menino deitado. Usámos a mola de madeira, um desenho do menino, um tecido para o tapar e com  de uma cartolina recortamos o molde da manjedoura onde ele nasceu!


Assim se começa a viver o natal na nossa sala!!