Experiências Sentidas: O Envolvimento Das Famílias


A Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar enuncia precisamente como um dos 
objectivos pedagógicos, “incentivar a participação das famílias no processo educativo e 
estabelecer relações de afectiva colaboração com a comunidade” (Lei-Quadro n.º 5/97 
de 10 de Fevereiro, Artigo 10). No mesmo modo, as Orientações Curriculares para a 
Educação Pré-escolar destacam o papel da família, nomeadamente o dos pais. Estes são um dos mais importantes parceiros no processo educativo, pois são eles os 
primeiros cuidadores/educadores da criança, de modo que a “família e a instituição de educação 
pré-escolar são dois contextos sociais que contribuem para a educação da mesma 
criança; importa por isso, que haja uma relação entre estes dois sistemas” (Ministério da 
Educação, 1997, p. 43).
Assim a nossa sala esforça-se por edificar pontes com as famílias dos frescos.  Mais uma vez estes nossos parceiros responderam à proposta para finalizar a construção da nossa cozinha de lama. 


A família do Martim tomou a dianteira desta construção,  arranjou os materiais base(paletes de madeira)  e em sua casa tratou de iniciar os trabalhos. 
Num final de tarde todos os pais se reuniram na escola para deixar tudo PRONTO! 

Usámos folha de lixa para alisar as arestas da Madeira... 

O pai do Leonel usou uma lixadeira elétrica para um trabalho mais perfeito! 

Ninguém parou até estar tudo lisinho! 

Lavamos o nosso lava louças e enquanto os pais aparafusavam as peças da cozinha, os frescos...

Divertiam-se a tomar banho no sistema de rega do jardim da escola!!! 

Foi muito refrescante e divertido!! 

No final daquela tarde ficou pronta a nossa cozinha de lama.  Não ficou fantástica?? 
Não percam o próximo post sobre a inauguração!