Nestes primeiros dias temos dedicado o nosso tempo a conhecer a nossa sala, a definir as áreas, a realizar o inventário, a definir o que podemos aprender em cada uma dessas áreas, enfim, depois vamos partilhar convosco esta jornada...
Hoje foi dia de ser grupo, de ser conjunto, se ser comboio, de ser equipa...
Hoje foi dia de nos sentirmos unidos, afinal somos todos amigos, mesmo que diferentes...
Depois de nos termos ocupado a observar-nos a desenhar-nos, a falarmos sobre o que gostamos de fazer na escola, o que não gostamos de comer, o que nos incomoda enfim... foi dia de saber mais sobre nós, como um todo, em conjunto...
A primeira dúvida surgiu..
«podemos descobrir quantos meninos há e quantas meninas .Podemos fazer duas rodas e contar a ver quem tem mais meninos na roda.» Lara
E foi assim que se juntaram em roda os meninos e as meninas!
Para contar e registar usámos uns bonequinhos de madeira (meninos e meninas), colámos e escrevemos o nome. Contámos no mapa de presenças quem faltou hoje e representamos esses amigos para que TODOS possam entrar na contagem!!
Depois da contagem verificámos que as meninas ficaram a ganhar! (13:11)
Outra dúvida seguida de uma sugestão para o próximo passo que diria mais sobre NÒS...
« Podemos fazer comboios para saber quantos anos temos, se são 3, 4, 5 ou 6 anos» Leonor
Recolhemos 4 tiras de papel e em quadrados de cartolina escrevemos os números que representam a nossa idade ( de 3 a 6)
Como se joga este jogo??
Cada amigo diz a sua idade e ocupa um lugar no comboio da sua idade, assim uns a trás dos outros, fazem crescer o comboio!!
Fizemos a contagem termo a termo e descobrimos que temos 6 amigos com 3 anos, 6 amigos com 4 anos, 11 amigos com 5 anos e um amigo com 6 anos!!
(Este jogo será repetido em Janeiro e Julho para ver a evolução das nossas idades)
Este ano e porque estamos mais crescidos, inventámos um tempo de recreio antes do almoço, uma pausa bem merecida depois das atividades da manhã...
O Martim lembrou-se de um jogo que fizemos no ano passado nesta altura, a falua, onde se separaram por género, mas de forma espontânea e autónoma. Descobrimos que hoje na escola estavam mais rapazes!!
Depois formámos equipas mistas para fazer umas corridas de carrinho de mão, aprendendo a confiar uns nos outros, a trabalhar de forma cooperada e apoiar-nos mutuamente!
O tempo trocou-nos as voltas e tivemos de terminar o recreio na sala. A Maria sugeriu jogar ao vale tudo, recriando o jogo das letras, assim em equipas de 2 a 4 elementos foram desenhando letras usando apenas as posições variadas com o seu corpo!!
Um jogo bem interessante que, além de tudo o que já foi referido, permite-nos explorar o traço que compõe as diferentes letras.
Adivinhar foi canja!!!
No placard da entrada já se encontram os registos de tanta aprendizagem!
A nossa apresentação individual ao grupo com o auto retrato...
O registo do comboio das idades.
O registo das rodas das meninas e dos meninos!
Amanhã voltamos para continuar a tratar das nossas áreas, depois de estar tudo terminado partilho convosco o que fizemos, como e porquê, até lá não nos percam de vista!!
Hoje foi dia de ser grupo, de ser conjunto, se ser comboio, de ser equipa...
Hoje foi dia de nos sentirmos unidos, afinal somos todos amigos, mesmo que diferentes...
Depois de nos termos ocupado a observar-nos a desenhar-nos, a falarmos sobre o que gostamos de fazer na escola, o que não gostamos de comer, o que nos incomoda enfim... foi dia de saber mais sobre nós, como um todo, em conjunto...
A primeira dúvida surgiu..
«podemos descobrir quantos meninos há e quantas meninas .Podemos fazer duas rodas e contar a ver quem tem mais meninos na roda.» Lara
E foi assim que se juntaram em roda os meninos e as meninas!
Para contar e registar usámos uns bonequinhos de madeira (meninos e meninas), colámos e escrevemos o nome. Contámos no mapa de presenças quem faltou hoje e representamos esses amigos para que TODOS possam entrar na contagem!!
Depois da contagem verificámos que as meninas ficaram a ganhar! (13:11)
Outra dúvida seguida de uma sugestão para o próximo passo que diria mais sobre NÒS...
« Podemos fazer comboios para saber quantos anos temos, se são 3, 4, 5 ou 6 anos» Leonor
Recolhemos 4 tiras de papel e em quadrados de cartolina escrevemos os números que representam a nossa idade ( de 3 a 6)
Como se joga este jogo??
Cada amigo diz a sua idade e ocupa um lugar no comboio da sua idade, assim uns a trás dos outros, fazem crescer o comboio!!
Fizemos a contagem termo a termo e descobrimos que temos 6 amigos com 3 anos, 6 amigos com 4 anos, 11 amigos com 5 anos e um amigo com 6 anos!!
(Este jogo será repetido em Janeiro e Julho para ver a evolução das nossas idades)
Este ano e porque estamos mais crescidos, inventámos um tempo de recreio antes do almoço, uma pausa bem merecida depois das atividades da manhã...
O Martim lembrou-se de um jogo que fizemos no ano passado nesta altura, a falua, onde se separaram por género, mas de forma espontânea e autónoma. Descobrimos que hoje na escola estavam mais rapazes!!
Depois formámos equipas mistas para fazer umas corridas de carrinho de mão, aprendendo a confiar uns nos outros, a trabalhar de forma cooperada e apoiar-nos mutuamente!
O tempo trocou-nos as voltas e tivemos de terminar o recreio na sala. A Maria sugeriu jogar ao vale tudo, recriando o jogo das letras, assim em equipas de 2 a 4 elementos foram desenhando letras usando apenas as posições variadas com o seu corpo!!
Um jogo bem interessante que, além de tudo o que já foi referido, permite-nos explorar o traço que compõe as diferentes letras.
Adivinhar foi canja!!!
No placard da entrada já se encontram os registos de tanta aprendizagem!
A nossa apresentação individual ao grupo com o auto retrato...
O registo do comboio das idades.
O registo das rodas das meninas e dos meninos!
Amanhã voltamos para continuar a tratar das nossas áreas, depois de estar tudo terminado partilho convosco o que fizemos, como e porquê, até lá não nos percam de vista!!