"Num sistema pedagógico como o que se propõe, convém distinguir, uma vez mais, a força integrativa e formadora que a organização representa.
É certo que a dimensão ecológica do espaço de trabalho, o desenvolvimento da acção educativa, o estilo profissional dos docentes ou o clima sócio-afectivo do trabalho escolar são condicionantes e agentes da história da aprendizagem de uma
turma.
Mas é a gestão cooperada de todos os componentes do ecossistema de
intervenção educativa que melhor assegura a congruência pedagógica e que mais reforça o valor metaformativo da organização.
As transformações sociais e o desenvolvimento científico vêm tornando evidente que só uma organização democrática do trabalho de aprendizagem, sustentada pelos professores e pelos alunos, poderá Educar para a Democracia."(Sérgio Nisa)
Na nossa sala desejamos envolver cada criança na organização e gestão de todos os espaços, assim este ano iniciámos a construção de registo que orientam o grupo na compreensão do uso e das aprendizagens que podem absorver em cada um dos espaços existentes na nossa sala.
Do produto da sua exploração, reflexão e registos irá nascer o documento orientador de registo e reflexão da educadora e das crianças do grupo, sobre a forma como aprendem cada um dos conteúdos referidos nas suas anotações, mas esse documento fica para o próximo post.
A primeira área alvo de registo foi a das expressões artisticas, depois de feito o registo o produto final é apresentado na nossa reunião coletiva da manhã.
Aqui ficam alguns dos nossos registos;
Os registos são feitos em pequenos grupos, explorando as inúmeras potencialidades dos materiais.
" A cooperação como processo educativo em que os alunos trabalham juntos (em pequeno grupo ou a pares) para atingirem um objectivo comum, tem-se revelado a melhor estrutura social para aquisição de competências, o que contraria frontalmente toda a
tradição individualista e competitiva da organização do trabalho na escola "(Sérgio Nisa)
Antes do registo final é necessário explorar os materiais e as suas características e utilidade.
Por vezes juntam-se novos materiais que podem enriquecer uma área específica...
Este ano a área do computador dispõe de ligação à Internet, além dos jogos educativos.
Depois de registados os materiais, as brincadeiras e as aprendizagens, o grupo elabora a etiqueta de identificação, usando o quadro magnético e os carimbos de letras.
Por vezes com estes registos surgem ideias que podem enriquecer determinadas áreas, como aconteceu na área do jogo simbólico... "podíamos brincar aos veterinários, precisamos de animais e roupa de veterinário" Leonor
No dia seguinte, na reunião coletiva apareceram os novos pacientes da nossa clínica!
E porque a mãe da Leonor trabalha num hospital ela trouxe roupa do bloco para o veterinário poder dar as consultas!
E na clínica dos frescos não há mãos a medir...
Assim, o grupo cria, articula e participa ativamente e de forma continuada na construção e gestão dos espaços e recursos da sala, aprendem numa escuta ativa das partes e do todo, numa base de respeito e democracia, vivências a pedagogia LAR ( liberdade, autonomia e responsabilidade).
Milena Branco