Chegou a hora de nos confortar-mos connosco próprios como profissionais...é hora de mergulhar no que projetámos e no que realizamos, recolher as evidências, escutar-nos e observar-nos fora de nós mesmos, com o olhar de um investigador...É hora de Avaliar!
Importa refletir sobre esse ato de avaliar, «A avaliação na educação pré-escolar é reinvestida na ação educativa, sendo uma avaliação
para a aprendizagem e não da aprendizagem. É, assim, uma avaliação formativa por
vezes também designada como “formadora”, pois refere-se a uma construção participada de
sentido, que é, simultaneamente, uma estratégia de formação das crianças, do/a educador/a
e, ainda, de outros intervenientes no processo educativo.
Esta perspetiva de avaliação contextualizada (baseada em registos de observação e
recolha de documentos situados no contexto), significativa e realizada ao longo do tempo,
em situações reais, é também designada “avaliação autêntica” ou “avaliação alternativa”.
Embora possa ser utilizada noutros níveis educativos, esta forma de avaliar tem particular
importância na educação pré-escolar, em que, fazendo parte integrante e fundamental do
desenvolvimento curricular, é inseparável da prática educativa.» (OCEPE,2016p.16)É momento para rever, reler, visualizar , fazer uso de todos os nossos instrumentos, documentos, fotos, vídeos, gravações de audio...colocamos as emoções de lado e vestimos a pele do investigador...
Avaliar faz parte do processo
natural da prática pedagógica, esta reflexão permite ao educador, olhar para a
sua prática, fora da esfera diária, refletindo sobre o seu desempenho como
promotor, andaime na construção de novos conhecimentos do seu grupo.
O educador convoca-se a uma
reflexão séria sobre as abordagens, as parcerias, os instrumentos, a equipa, o
grupo e o espaço onde decorreu toda a prática educativa, com vista á humilde recolha
de elementos de mudança, que permitam melhorar e alargar os efeitos da sua
prática pedagógica a planear para o próximo ano letivo.

-estive disponível para ouvir?
-estive atendo ás suas opiniões?Parti delas?
-Dei oportunidades iguis a cada uma, tendo em conta as suas capacidades reais?
«Cada criança tem uma identidade única e singular, tendo necessidades, interesses e capacidades próprias. ▪ Vive num meio cultural e familiar que deve ser reconhecido e valorizado.»(OCEPE,pg.12)
Uma grelha de dupla entrada dividida por áreas de conteúdo ou domínios, aqui tomei nota das conquistas, das dificuldades, dos interesses...
O próximo passo é olhar para a prática educativa , refletindo sobre as decisões tomadas, as atividades e projetos que foram surgindo ao longo do ano...
É importante ouvir e promover oportunidades á criança para exprimir a sua opinião, confrontar-se com o seu crescimento, aprendizagem, os vídeos são uma óptima ferramenta para este exercício.
Podemos seguir algumas dicas de reflexão existentes nas OCEPE, depois de observar e reler os apontamentos mensais da nossa avaliação, eu usei as grelhas de avaliação mensal existentes no separador PLANIFICAÇÃO MENSAL
Uma tabela de dupla entrada organizada por áreas ou domínios, aprendizagens a promover, atividades a desenvolver e os recursos a utilizar. Aqui podemos avaliar as metas, e a forma de como as atingimos ou não, refletindo nesses aspetos facilitadores ou nas barreiras.
Depois devemos refletir sobre a forma como nasceram as temáticas de cada mês.
- Planeia uma recolha e organização da informação diversificadas mas que seja exequível, selecionando o que é mais importante e pertinente?
- Em que aspetos essa informação influenciou o planeamento, a melhoria do processo e das práticas educativas?
- Como a partilhou com a equipa de sala? ▪ Partilha, debate e reflete regularmente com outros/as educadores/as o seu projeto curricular de grupo, os instrumentos de observação e registo e a forma como os utiliza e organiza?
- O planeamento e a avaliação são participados e negociados envolvendo os diferentes intervenientes? Como e quando é que as crianças participam? Quais as oportunidades de participação que são dadas aos pais/famílias?
- O relato da avaliação é pensado em função dos destinatários: pais/famílias, outros profissionais, etc.?
- A comunicação do processo e progressos da aprendizagem respeita normas éticas e deontológicas? Centra-se nos aspetos positivos e nos progressos das crianças? Não são divulgadas informações que possam prejudicar a criança e diminuir a sua autoestima? Respeita a privacidade das crianças e famílias?
No final do ano letivo, as nossas anotações estão guardadas num mesmo documento (a agenda) e este poderá servir de apoio na redacção do documento de avaliação final da prática do educador. Serve também de rampa de lançamento para traçar novas metas, alterar estratégias e alguns procedimentos no arranque do novo ano letivo.
Um dos objetivos da existência da nossa agenda prende-se com a comodidade de poder compilar vários tipos de informação ao longo do ano letivo no mesmo instrumento, servindo também de memória futura, podendo recuar no tempo e realizar consultas nesta que pode ser uma agenda/portfólio do vosso trabalho.
Se ainda não tem este instrumento de registo pode encomendar o seu em http://www.sitiodaeducacao.pt/p/agenda-sitio-da-educacao-2017-2018.html