Observação e registo - instrumentos de avaliação

No nosso quotidiano (seja ele em contexto de creche ou JI) é prática comum estarmos alerta, sempre prontos a «ler nas entre linhas», entender o que se passa nas brincadeiras e interações entre as crianças do nosso grupo. A observação está inerente à ação, o grande problema é quando posso eu registar?? Onde faço esses registos??? e o que faço com essa informação??



  • Enquanto a criança brinca observem sem interferir na brincadeira. Estejam atentos-A partir das experiências que cada criança pode viver, pode-se observar uma evolução no desenvolvimento do jogo simbólico que está diretamente relacionada com o desenvolvimento da linguagem, da imaginação/criatividade e da riqueza das interações sociais entre as crianças e destas com os adultos. Existe um número enorme de aspectos que podem ser observados e classificados como evidências de aprendizagem significativa.
  • Quando a criança explora determinados materiais (que levou para partilhar, ou introduzidos pelo educador), devemos observar as suas reações. Da observação da forma como as crianças exploram os materiais, o educador pode planear a ampliação de desafios, essas observações traduzem-se em conhecimento das necessidades, interesses e capacidades de cada criança, podendo servir de base para que o educador possa apoiar a criança a explorar e avançar nas suas experiências. e atividades futuras.
  • A observação é o instrumento mais importante na construção do conhecimento sobre cada uma das crianças do nosso grupo.


Ao longo da minha prática fui desenvolvendo alguns truques para não perder a informação que recolho nas minhas observações. Quem me conhece sabe que sou fã das famosas folhinhas coloridas (post-it´s), trago-as sempre no bolso do bibe, com a caneta e claro o meu telefone (que agora serve de máquina fotográfica e de filmar).


Gosto de escrever palavras chave sobre as atividades que estou a observar, no momento não tenho tempo para mais e tenho na sala geralmente uma cartolina onde posso afixar os meus papelinhos. Mas tive de arranjar um caderno para não perder nenhuma informação crucial. Nasceram assim os cadernos de registo e observação Sítio da educação, com dois tipos de grelhas para tomar notas tanto no decorrer das atividades, como num campo especial para 
registar as evidências significativas. 



Criei grelhas de documentação onde ficam registadas as situações chave e as respetivas reflexões do educador , as designadas evidências significativas de aprendizagem). Podem além destas grelhas utilizar os registos fotográficos e áudio que podem enriquecer o vosso registo.


Noutro Campo tomo nota das reações, das interações, no decorrer das atividades em sala. Quem participou? Quem se mostra mais reticente em participar? Alterações em futuras atividades relacionadas com a atual, ou outras que elevem o grau de dificuldade...registo o que, na minha opinião acho mais importante para poder guiar e planear a cada dia a minha prática educativa. 
Se estiverem interessados em saber mais ou como adquirir um destes instrumentos de registo, podem saber mais em


Ed. Milena Branco