Desafiei o raciocínio lógico do grupo questionando " a Milena trouxe uma surpresa dentro de um copo de água, será um elefante? "
"Não! ", responde o Leandro prontamente! Ao revelar o copo, a Sofia afirma "peixe!"
Observámos o peixe dentro do copo e resolvemos colocá-lo dentro do aquário...
Juntámos água, molhámos as mãos, juntámos comida...E agora temos de lhe dar um nome...Como se vai chamar?
"PEIXE", disse o Leandro. E assim ficou decidido, será "peixe" o nosso peixe!
Sabemos que é muito importante ter um animal de estimação, pelo afeto, pelo companheirismo, pela responsabilidade do cuidar...
Agora podemos juntar às nossas tarefas, mais esta, alinentar e cuidar do "peixe".(Estamos a construir o nosso mapa de tarefas e rotinas)
Depois desta manhã perguntei se tinham bichinhos lá em casa. As respostas foram vagas...Vamos pedir às famílias para trazer uma foto dos nossos amigos animais de estimação, nasceu assim o nosso primeiro projeto de sala.
Será que as famílias valorizam esta relação com os animais? Quem terá cão? Gato?Tartaruga?
"Conviver com animais desde cedo faz bem à saúde, proporcionando o aparecimento de anticorpos e, deste modo, evitando futuras alergias, já está comprovado cientificamente.
Agora, estudos já demonstraram que o contato com os animais aumenta a produção de endorfina no organismo, o hormônio que causa prazer e sensação de bem-estar. Além disso, o convívio com um cão ou gato diminui a pressão sanguínea, os níveis de colesterol e do estresse e também reduz o risco de problemas cardiovasculares."
Amar e brincar com um animal de estimação, faz bem à saúde!
Para saber mais visitem o link https://www.google.pt/amp/s/noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/09/17/ter-um-animal-de-estimacao-traz-alegria-qualidade-de-vida-e-saude.amp.htm