Atelier dos sonhos. por Mané Oliveira

Sabem que gostamos de apoiar e divulgar bons projetos ligados à educação de infância. Hoje fazemos isso mesmo.

é com muito gosto que recebemos o testemunho da Mané sobre uma ideia, que ela transformou num sonho realizado, falo-vos do Atelier dos sentidos.
Deixo-vos o testemunho na primeira pessoa, sobre como e porque razão nasceu este espaço:

«Atualmente, o desemprego e a instabilidade profissional, na área da educação de infância, são uma realidade muito presente no nosso país. Para combater essa triste realidade, num período da minha vida em que fazia parte dela, decidi transformar-me numa educadora empreendedora, desafiando a minha capacidade de idealizar, realizar e implementar novos projetos. Recentemente, criei e abracei, com todo o amor que tenho pela minha profissão e pelas ideias que defendo, o ATELIER DOS SENTIDOS. Este projeto nasceu através do BRINCAR, ou seja, quando, num período da minha vida, me dediquei à construção de materiais para bebés e crianças, dos 6 meses aos 3 anos. Posteriormente à construção / divulgação dos materiais, fui contactada por um Centro de Cuidados Pré e Pós-Parto – O Ninho do Bebé para fazer uma apresentação deste projeto.

Os principais objetivos do ATELIER DOS SENTIDOS são: • Desenvolver atividades dirigidas a bebés e crianças, em formato ocasional; • Explorar diversos materiais, brinquedos não estruturados (que permitem a utilização e transformação sem regras impostas) e o espaço exterior. • Explorar um ambiente de brincadeira, de acordo com os interesses da criança; • Promover o brincar livre; • Apostar numa aprendizagem baseada no brincar, sem limites para a criatividade e adaptada a cada criança; • Respeitar o tempo/ o ritmo de aprendizagem de cada criança. As atividades realizadas do ATELIER DOS SENTIDOS baseiam-se na exploração sensorial, na arte com tinta, no brincar e no brincar no exterior.


Neste projeto, pretendo utilizar materiais reciclados e naturais e de fim aberto, objetos do quotidiano, instrumentos e utensílios reais, mesas de luz, espelhos, entre outros. Esta ideia deve-se à importância do uso da imaginação e da criatividade da criança, ou seja, quanto menos estruturado for o brinquedo mais a criança terá de utilizar a sua criatividade e a sua imaginação.

Onde podemos encontrar este Atelier?
Na prática, o ATELIER DOS SENTIDOS está presente, ao sábado (de quinze em quinze dias), no Centro de Cuidados Pré e Pós-Parto – O Ninho de Bebé com uma atividade dirigida para bebés e crianças dos 6 meses aos 3 anos. No entanto, os bebés e as crianças que não manifestarem interesse ou motivação na realização da atividade, terão à disposição outros materiais para brincarem e explorarem.»

Podem encontrar mais informação sobre este projeto pela página do Facebook 

Desejamos à Educadora Mané Oliveira todo o sucesso para o seu projeto e vamos querer saber novidades!

Comentários