Decorreu no passado sábado, dia 15 de junho de 2019, o último módulo da nossa Oficina Criativa, com a artista plástica, Maya Kemple.Um reencontro com o grupo de formandas que ao longo da oficina nos tem acompanhado. Uma manhã para desbravar as múltiplas potencialidades do barro e do gesso como materiais para moldar e criar.
Num processo desde o passo inicial do retorno do barro ao pó, as formandas colocaram mãos nas pedras, martelo e demais objetos pesados, para poder reduzir a pó um enorme bloco de barro!
A magia começa a acontecer, quando do pó se faz nascer a lama barrenta e o processo de exploração sobe um importante patamar ... o sentir traz ao corpo a materialidade deste material... o toque molhado, viscoso, macio, que faz crescer o desejo de mexer mais...Maya surpreendeu-nos um o cuidado de uma apresentação estética e respeitosa, tanto pelo material, como por aqueles que o iriam explorar, remetendo á conceção de criança trazida pela nossa pedagogia de inspiração, Reggio Emilia a pedagogia do detalhe, da estética e do encantamento...Ali estava o barro pronto para receber a exploração, o toque, a materialização das ideias e conceitos dos nossos educadores Oleiros!No final da manhã a nossa mesa-expositora estava repleta de arte!
A tarde começa com o desbravar do gesso, como pasta igualmente moldável. Aqui unido aos galhos aos elementos naturais trazidos como proposta pela nossa Atelierista.