Recreios Sítio da Educação: A forma e espaço, materiais 3D, com Maya Kemple

 

Decorreu no passado sábado, dia 15 de junho de 2019, o último módulo da nossa Oficina Criativa, com a artista plástica, Maya Kemple.

Um reencontro com o grupo de formandas que ao longo da oficina nos tem acompanhado. Uma manhã para desbravar as múltiplas potencialidades do barro e do gesso como materiais para moldar e criar.

Num processo desde o passo inicial do retorno do barro ao pó, as formandas colocaram mãos nas pedras, martelo e demais objetos pesados, para poder reduzir a pó um enorme bloco de barro!
A magia começa a acontecer, quando do pó se faz nascer a lama barrenta e o processo de exploração sobe um importante patamar ... o sentir traz ao corpo a materialidade deste material... o toque molhado, viscoso, macio, que faz crescer o desejo de mexer mais...
Maya surpreendeu-nos um o cuidado de uma apresentação estética e respeitosa, tanto pelo material, como por aqueles que o iriam explorar, remetendo á conceção de criança trazida pela nossa pedagogia de inspiração, Reggio Emilia a pedagogia do detalhe, da estética e do encantamento...
Ali estava o barro pronto para receber a exploração, o toque, a materialização das ideias e conceitos dos nossos educadores Oleiros!

No final da manhã a nossa mesa-expositora estava repleta de arte!

A tarde começa com o desbravar do gesso, como pasta igualmente moldável. Aqui unido aos galhos  aos elementos naturais trazidos como proposta pela nossa Atelierista.


Sempre em cooperação as nossas formandas descobrem em si capacidades que nem sabiam ter..

No final do dia a mesa de exposição exibia várias peças de arte!

Á nossa formadora, Maya Kemple deixamos o nosso sentido agradecimento, contando poder repetir esta e outras experiências de atelier em parceria!