Cadernos de Cuidados na Creche

 Com a preparação do regresso e abertura do novo ano letivo, trabalhámos em novos elementos que podem ser uma mais valia ao trabalho de registo e de observação das nossas crianças.


Assim, hoje estamos prontos para vos apresentar um novo produto, o caderno de cuidados na creche!

Este novo caderno destina-se a ser adquirido pelas instituições e creches, que desejam cumprir as orientações citadas no Manual de Processos Chave da Segurança Social.

Podemos ler no capitulo V do manual, referente ás Regras relativas aos cuidados  de higiene das crianças que:
 «Os cuidados de higiene são prestados de acordo com o estabelecido no Plano Individual de cada criança. A prestação dos cuidados de higiene deve ser encarada como uma ocasião para estreitar a relação com a criança, bem como para promover a aquisição de competências por parte desta, devendo processar-se de forma individualizada.» Manual da qualidade , pág.55
E porque este é um assunto que deve fazer estreitar as relações entre a criança e a equipa de sala, sabemos que o deve fazer igualmente no que respeita à ponte entre a  creche e as famílias.

A equipa desenvolve estratégias em sala de modo a acompanhar e incentivar o desenvolvimento da autonomia da criança ao nível da sua higiene e alimentação, é então pertinente que se faça de forma individual e de modo a proteger os dados mas sensíveis de cada criança (respeitando as orientações do RGPD) .


«Os colaboradores prestam informação à família sobre os cuidados de higiene e sobre as estratégias promotoras de uma maior autonomia da criança neste domínio, promovendo uma continuidade entre os cuidados prestados em casa e os prestados no estabelecimento (p.e. informação sobre cuidados dentários, controle de estonteceres/deixar a fralda, cuidados com a higiene do corpo). » Manual da qualidade, pg,55
 Assim e de forma a respeitar tanto as orientações do Manual da qualidade em Creche e as regras de protecção do RGPD, a equipa do Sitio da Educação criou, um caderno individual, onde cada equipa pode anotar a informação essencial e de comunicação obrigatória ás famílias.

O nosso caderno tem o formato A5, é constituído por 96 páginas. Em cada página existem 3 espaços de registos diários. Num  total de 288 dias de frequência da criança na creche, por cada ano letivo.

A capa do nosso caderno é personalizável com o logótipo da instituição, nela encontra um espaço para a identificação da criança e respetiva equipa de sala.

O valor médio por cada caderno é de 4 euros, sendo ajustado consoante o número total de exemplares encomendados.

As encomendas e esclarecimentos adicionais devem ser feitos através do seguinte formulário: https://forms.gle/h4nmA6g5AnGky9Uu5

 Estamos sempre atentos ás necessidades dos nossos clientes, mas principalmente atentos ao desenvolvimento de práticas educativas que dignifiquem a infância.

Esperamos a vossa encomenda.
Um abraço
Milena Branco