Numa arrumação do espaço retirámos a pintura do azul, que havíamos feito nos primeiros dias do ano letivo.
Quando viram a parede do atelier vazia vieram perguntar:
«o Azul?» L.
e eu respondi em ton de brincadeira:
«Fugiu!»
Durante toda a manhã, sempre que entrava alguém na nossa sala eles repetiam a noticia: «o Azul fugiuuu»
Era motivo de risota esta reacção divertida do grupo.
Num momento de reunião com uma colega, surge a ideia, e se fizéssemos uma busca para Reencontrar o Azul perdido??
Era 6f e a ideia fez eco no fim de semana.
Depois de uns minutos de reunião ao telefone decidimos fazer uma instalação de azul na próxima 2f!!
Entrámos assim em processo de projeção.
Nesse encontro das ideias, das imagens e dos conceitos sobre o mundo.
Numa tela branca damos as primeiras pinceladas de cor, nascem manchas e traços...
Assim são estes NOSSOS momentos.
Assim acertamos os pontos "iniciais" para que a próxima sessão no atelier fosse colorida e repleta de estímulo!
Para algumas das crianças seria a primeira vez no atelier e no contato com a projeção, então pensámos em ter uma área alternativa, um convite á exploração de lanternas, papel celofane colorido e algumas garrafas sensoriais.
Algumas horas de trabalho de equipa aqui no Sítio da Educação e estava tudo pronto!!
A manhã de segunda feira começou com um convite à sala 7, afinal, O AZUL FUGIU!!! E nós vamos à procura dele!!
Na parede, imagens reais unidas às obras de Nadine de klerk Wolters, e outras imagens reais pássaros, água, vida no fundo do mar, nuvens e até à trovoada...Onde foi o azul?
A sala encheu-se de sons!
Preparamos uma área de lanternas e papel celofane colorido que fez as delícias de muitas das crianças.
Afinal o foco de cada um deve ser tido em conta.
E sim, vamos repetir!!
Sem indicações, sem ideias, apenas a descoberta e a criatividade de cada um.
A exploração não terminou nesta manhã.Era preciso amplificar este encontro com o Azul e celebrá-lo de forma criativa!!
Sobre a mesa pedaços da pintura do dia anterior e recortes coloridos acompanhados por cola branca e pincel
.
Foi uma busca fantástica e ao expor as suas obras no painel do corredor, todos diziam saber onde afinal se escondeu o AZUL!!
Deixamos aqui, um enorme agradecimento à colega Ana Catarina Vicente pela parceria e apoio nesta grande aventura que foi procurar o AZUL fugitivo!
Vamos voltar a viver outras aventuras juntas!! Está prometido!!
Ed. Milena Branco
Quando viram a parede do atelier vazia vieram perguntar:
«o Azul?» L.
e eu respondi em ton de brincadeira:
«Fugiu!»
Durante toda a manhã, sempre que entrava alguém na nossa sala eles repetiam a noticia: «o Azul fugiuuu»
Era motivo de risota esta reacção divertida do grupo.
Num momento de reunião com uma colega, surge a ideia, e se fizéssemos uma busca para Reencontrar o Azul perdido??
Era 6f e a ideia fez eco no fim de semana.
Depois de uns minutos de reunião ao telefone decidimos fazer uma instalação de azul na próxima 2f!!
Nadine De Klerk Wolters- artista plástica |
Nesse encontro das ideias, das imagens e dos conceitos sobre o mundo.
Numa tela branca damos as primeiras pinceladas de cor, nascem manchas e traços...
Assim são estes NOSSOS momentos.
Assim acertamos os pontos "iniciais" para que a próxima sessão no atelier fosse colorida e repleta de estímulo!
Para algumas das crianças seria a primeira vez no atelier e no contato com a projeção, então pensámos em ter uma área alternativa, um convite á exploração de lanternas, papel celofane colorido e algumas garrafas sensoriais.
Era necessário reunir boas imagens e um audio que fosse perfeito!«Como o tempo de exploração de cada criança é diferente, torna-se importante garantir atividades alternativas para que as que terminem antes possam se ocupar. Ter sempre próximo cestas de objetos, brinquedos etc., disponíveis às crianças pode ser uma boa alternativa.A regularidade das experiências de exploração de diferentes materiais possibilita que, além de as crianças observarem a relação entre as transformações e suas próprias ações, possam também observar as marcas que suas ações deixam em diferentes superfícies.» Tempo de creche
Algumas horas de trabalho de equipa aqui no Sítio da Educação e estava tudo pronto!!
A manhã de segunda feira começou com um convite à sala 7, afinal, O AZUL FUGIU!!! E nós vamos à procura dele!!
Na parede, imagens reais unidas às obras de Nadine de klerk Wolters, e outras imagens reais pássaros, água, vida no fundo do mar, nuvens e até à trovoada...Onde foi o azul?
A sala encheu-se de sons!
Preparamos uma área de lanternas e papel celofane colorido que fez as delícias de muitas das crianças.
Afinal o foco de cada um deve ser tido em conta.
E sim, vamos repetir!!
"A organização do tempo, a escolha dos materiais e das técnicas a explorar contemplam a necessidade de repetição, respeitando o ritmo e foco de cada criança. "M.B.2017Enquanto desbravam as imagens que são projetadas, deixamos o convite à pintura em tons de azul sobre a tela de projeção.
Sem indicações, sem ideias, apenas a descoberta e a criatividade de cada um.
A exploração não terminou nesta manhã.Era preciso amplificar este encontro com o Azul e celebrá-lo de forma criativa!!
"Para a exploração atenta dos materiais é importante considerar a condição de grupos reduzidos, (...) materiais disponíveis, sob o olhar atento da professora.(...) que não deve intervir mas sim compreender a intenção das crianças e oferecer mais recursos ou outras formas que apoiem aquilo que os pequenos estão construindo, sem no entanto FAZER POR ELES" Tempo de crecheNo dia seguinte a parede do atelier vestiu-se com obras encantadoras da artista que nos havia servido de inspiração.
Sobre a mesa pedaços da pintura do dia anterior e recortes coloridos acompanhados por cola branca e pincel
.
Foi uma busca fantástica e ao expor as suas obras no painel do corredor, todos diziam saber onde afinal se escondeu o AZUL!!
Deixamos aqui, um enorme agradecimento à colega Ana Catarina Vicente pela parceria e apoio nesta grande aventura que foi procurar o AZUL fugitivo!
Vamos voltar a viver outras aventuras juntas!! Está prometido!!
Ed. Milena Branco