O poder das pontes: O encontro com Paulo Fochi


Na educação e na vida, sempre defendi e acreditei no poder das pontes em vez de muros.
No ano passado, quase sem querer, trocava mensagens com o Paulo Fochi sobre livros, posts do Sitio e nascia assim a ideia de fazer um encontro com ele em Portugal!

2020 chegava com a confirmação de que em Fevereiro seria realidade este encontro!

Um evento tão especial só poderia fazer sentido vivido em parceria e ergueu-se de novo a ponte entre nós e o projeto Kalambaka- Reggio Emilia Portugal, que se unia a nós na realização deste encontro. Porque aquilo que plantamos e colhemos juntos é sempre mais produtivo que de forma isolada.


«Se buscarmos a etimologia da palavra «colheita», encontraremos como significado a ideia de colher em companhia» Fochi, P., Mini Histórias, 2019

Em portugal conhecemos alguns dos livros escritos pelo professor Paulo Fochi e recentemente recebemos o livro «Mini-Histórias, rapsódias da vida cotidiana nas escolas do observatório da cultura infantil- OBCI.
Esta obra irá nortear a nossa conversa no encontro de dia 7 de fevereiro, na cidade de Samora Correia.
Vamos iniciar uma viagem pelo verbo Documentar, na procura do entendimento sobre a função e a finalidade da documentação pedagógica.
Um encontro destes é, para mim,  sempre um confronto pessoal além de pedagógico.

Encontraremos de frente o conceito do verbo, documentar, o substantivo documentação para desaguarmos no conceito da documentação pedagógica.


Dia 7 de fevereiro traz um convite à reflexão sobre a documentação pedagógica, trazendo outro OLHAR sobre tudo o que envolve e provoca a ação da criança; o que observamos? como se regista, onde se regista, o que se projeta depois da documentação? Essa documentação pedagógica traz Luz sobre as dinâmicas do quotidiano, refletindo em si, as aprendizagens, as parcerias de todos os envolvidos, sem perder o FOCO que é a CRIANÇA.

Vais ficar de fora?
Faz a tua inscrição em https://forms.gle/wzTJc6dKvmvzMNBC9

Sobre o professor Paulo Fochi:

Doutor em Educação na linha de Didática e Formação de Professores (USP) com bolsa com estágio doutoral na Universidade de Barcelona (Espanha) sob supervisão da professora Teresa Godall Castell

Mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS) com estágio de missão cientifica no exterior na Universidade Publica de Navarra (Espanha) com supervisão do professor Alfredo Hoyuelos.

Especialista em Educação Infantil (Unisinos), Especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Licenciado em Pedagogia (Unopar).

Professor do curso de Pedagogia (Unisinos) e Coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil (Unisinos).

Coordenador do Observatório da Cultura Infantil - OBECI.

Pesquisador colaborador do “Contextos Integrados em Educação Infantil” (USP/ CNPq).

Membro da Associação Criança (Braga, Portugal). Membro dos Grupos de Trabalho sobre Educação de 0-3 anos e Pedagogias Participativas e Investigação Praxiológica da Associação Europeia de Pesquisa em Educação Infantil (Europen Early Childhood Education Research Association - EECERA).

Um dos quatro consultores para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (MEC).

Atua no assessoramento da Ateliê Carambola (SP) e Redes Municipais de Ensino, Escolas Infantis e produções culturais e artísticas para crianças.

É colunista do Portal Lunetas e tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês, Documentação Pedagógica e Formação de Professores.

Comentários