Famílias- Ecos da nossa prática

4 de abril de 2020
Estes momentos de partilha com as famílias trazem leituras muito interessantes sobre a forma como as famílias valorizam e entendem as CEM LINGUAGENS criativas das crianças.
Como as valorizam?
Como as respeitam?
Como as famílias se tornam facilitadores da expressão e comunicação da criança?
Reuni algumas partilhas das famílias para me ajudar nesta reflexão.
Como a escola passa a mensagem da valorização do processo mais que o produto?
Como a escola passa a mensagem da necessidade usar o corpo como fonte de expressão?
Os BRINCADORES da sala 3PA continuam a procurar explorar os seus movimentos grafo-motores, mesmo amigos casa. As famílias procuram dar os recursos necessários para que cada um possa explorar técnicas de pintura e de modelagem.
A experiência pela experiência❤
Os riscadores estão prontos a serem usados, da mesmo forma que os usariam na escola, o papel nem sempre é suficiente para receber a amplitude do movimento e o corpo continua a ser a tela perfeita para tanta criatividade!
É bom ver que as famílias entendem esta necessidade física de alargar, extravasar o movimento, vivendo-o de forma completa com todo o seu corpo.
 A modelagem não foi esquecida e as plasticinas, tal como as massas de biscoitos servem para exercitar os movimentos mais finos, mas algumas famílias conseguiram surpreender os BRINCADORES e ofereceram barro! E a alegria fica à vista!!

As tintas da escola foram substituídas por outras até agora desconhecidas, como as aguarelas! Água, cor e papel! Uma triade perfeita para a criatividade aos 2 anos!!
Valorizando o processo sem interferir no percurso de expressão, as nossas famílias estão de parabéns, pelo respeito e apoio das cem linguagens criativas dos nossos BRINCADORES.
As vivências da escola perfeitamente cruzadas com as vivências familiares!
Juntos a criar memórias, tanto quanto a alimentar aprendizagens!
Rumamos juntos na jornada!
#familiaseparcerias
#pedagogiadacor
#100linguagensdacrianca
#escutaativa
#reggioinspaired
#reggiofamily
#juntosSOMOSescola

Comentários