Agenda Sítio da Educação 20/21



E é hora de revelar tudo!

A nossa agenda Sítio da Educação está de volta!
Pelo 7º ano letivo, vamos continuar a apoiar os educadores de infância que procuram um instrumento de observação, registo, projeção e planeamento refletido da sua ação pedagógica.

A nossa Agenda Não é…
Não é uma agenda de receitas, nem de tópicos do «pronto a usar», é um documento que acolhe anotações, esquemas conceptuais que norteiam a intencionalidade educativa.

Quem são os educadores que procuram este instrumento ano após ano, de norte a sul de  Portugal?
São profissionais que defendem uma intencionalidade pedagógica centrada num diálogo entre a voz da criança e a do educador.
 Um instrumento onde se anotam as especificidades de cada criança do grupo, das suas motivações e interesses.

Uma agenda com espaços pensados para lançar a projeção centrada em múltiplos processos em vez que grandiosos produtos.
Um instrumento que apoia a cada mês a reconstrução dos espaços, das rotinas do nosso quotidiano, mediante reflexões semanais que suportam a escrita da documentação pedagógica.
Um vasto leque de informações, compiladas num único instrumento!
A Agenda Sítio da Educação lança neste convite, a construção do caminho mediado entre a intencionalidade da criança, a investigação e reflexão do adulto, a sustentação de cada oportunidade que invoca o encantamento e a curiosidade, atendendo á organização dos tempos, dos contextos, da relação dos materiais e as suas múltiplas materialidades.
 Um diálogo em sintonia da voz e da vez da criança e na escuta das suas CEM linguagens, tanto quando as do seu educador, que acolhe tempos de encontro entre equipa, famílias, parcerias em reuniões que trazem essa pluralidade de olhares, que fazem da educação uma viagem comunitária.
Enfrentamos tempos difíceis para cada um de nós, o Sítio sente a necessidade de também ele contribuir para um apoio direto aos seus educadores.
Este ano teremos uma agenda com material mais ecológico, para que todos os educadores se possam munir deste instrumento e aproveitar ao máximo o que ficou por viver neste ano letivo.

Vou mostrar-vos mais alguns pormenores do interior da nossa agenda!
Espaço para informações pessoais e profissionais relevantes!






Esperamos a vossa encomenda.
Vamos preparar-nos para tempos que não serão fáceis, mas estamos juntos na jornada, só assim faz sentido!
Um abraço a tod@s
Milena Branco