Aprender o mundo observando pedras do rio

A nossa ação na educação deve assentar sempre num olhar atento ao outro à sua capacidade de nos apresentar o mundo da forma como ele o vê. Na nossa sala a reunião coletiva tem esse dever e função.Como nos apresenta Jacques Delors, na sua obra «Educação um tesouro a descobrir»
«a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender a fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento; e, finalmente, aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver.»

Este momento serve exatamente para nos abrir o mundo aos olhos daquele que o apresenta. Assim a Inês, depois de umas férias em cada da avó, trouxe à reunião um tesouro muito especial... pedras do rio
Encantou as colegas com este elemento e juntas planearam uma observação séria, munida de materiais sofisticados que lhes permitiria ver além do visível....
Descobriram linhas, pontos de luz brilhante, formas que fazem lembrar outras figuras e objetos...
Como todas as suas investigações, as pedras devem ser elemento de registo cuidado para que possa sem partilhada cada uma das suas descobertas

De volta à reunião o grupo de investigadoras divulga os recursos, meios as técnicas e o produto da sua investigação.
O pedaço de Mundo que a Inês nos trouxe hoje fez-nos ver com outros olhos esses simples elementos encontrados nas margem de um rio...
Aprender em cooperação é fantástico!
 «Os pilares são quatro, e os saberes e competências a  adquirir são apresentados, aparentemente, divididos. Essas quatro vias não podem, no entanto, dissociar-se por estarem imbricadas, constituindo interação com o fim único de uma formação holística do indivíduo.»