Férias em família sem praia: Visita à livraria «Aqui há gato!»

Num destes dias de férias rumámos à cidade de Santarém para conhecer um espaço muito especial: a livraria :
Este espaço é muito mais que uma livraria, é um mundo pensado para a infância , onde a educação literária anda de mãos dadas coma educação pela arte! «O projeto educacional AQUI HÁ GATO nasceu em Novembro de 2007, fruto do gosto partilhado pela arte e pela educação. A realização deste projeto surgiu da necessidade de reconhecer a importância do Livro Infantil na educação das nossas crianças, bem como de incentivar a criança enquanto ser Criativo e Artístico, proporcionando o seu desenvolvimento pleno em idade pré-escolar e escolar quer a nível cognitivo, psicomotor e afetivo.
PRETENDEMOS TRAZER A ARTE PARA O MUNDO DOS FENÓMENOS NATURAIS,POIS A ARTE DEVE FLUIR NATURALMENTE!». Fomos recebidos pela fundadora deste projeto, a psicóloga, atriz e contadora de histórias, Sofia Vieira.
Ela falou-nos do projeto e das suas múltiplas janelas abertas ao serviço da educação e programação infantil dentro da sua cidade.
Falou-nos da sua gata Massaroca, presença diária na livraria e em especial na montra! A Massaroca serviu de fonte de inspiração na altura de escolher o nome para o projeto e nós achamos que foi um batismo fantástico!

A livraria tem algumas atividade que ficámos a conhecer como a hora do conto com fantoches que acontece todos os sábados de manhã. Uma história, uma narrativa, mil aventuras!
Encontrámos os fantoches a guardar os livros e descobrimos que naquele espaço há também uma árvore misteriosa...
Ela guarda os destaques e novidades da livraria!
Neste espaço também há tempo para dar vida ás histórias e à criatividade com as oficinas de arte.

 
Nestas Oficinas exploram-se materiais, cores, texturas e CRIATIVIDADE, porque TODOS somos Artistas! Há um tema diferente por mês! Todos os Sábados, às 12h.
 
E porque os bebés não são esquecidos, também têm um atelier especial de arte para eles!

Uma vez por mês também se abrem portas ao movimento e à música, na dança para bebés!


Tanto a acontecer dentro daquela livraria!!!
E nós fomos assistir a um espetáculo grandioso de luz negra, o teatro «Aventura ao fundo do mar».
Adereços coloridos, uma narrativa simples fácil de entender para pequenos e graúdos, minutos de magia e envolvimento, cultura e arte viva ali mesmo à nossa frente. Uma sala cheia de crianças e das suas familias, todos desfrutam e se espantam com o desenrolar da história...

No final um aplauso de emoções e a vontade de repetir!!
 
Trouxemos livros novos para a nossa biblioteca familiar e viemos de coração cheio de vontade de trazer todo aquele projeto à nossa escola e aos nossos Recreios!!


Há tanto para fazer em família nas férias além de ir à praia... tanta cultura... tantos projetos fantásticos!
Não percam o próximos post sobre outra aventura marítima, desta vez no Oceanário!!
Não nos percam de vista!

Um abraço Milena Branco